
A câmara municipal entregou nesta terça-feira (11) o Título de Cidadão Honorário de Guaratuba ao senhor José Carlos Cunha e do Título de Cidadã Benemérita à senhora Rosa Maria Pinto, as honrarias foram concedidas por uma proposta do vereador André Montemezzo através dos projetos de lei nº 958 e nº 959/25, agora as leis nº 2.125 e nº 2.161 de 2025.
O título de Cidadão Honorário foi entregue a José Carlos Cunha, brasileiro, casado há 45 anos com a senhora Adilei da Silva Pinto Cunha, é pai de três filhos e natural da cidade de Borra do Sul. Filho de José Cunha e Nadir Cabral Cunha, nasceu em 22 de dezembro de 1959. Chegou a Guaratuba no ano de 1967, aos oito anos de idade, acompanhado de seus pais e irmãos. Desde então, construiu sólida trajetória de vida na cidade, marcada pelo trabalho, dedicação à família e contribuição efetiva para o desenvolvimento social e cultural da comunidade.
Já o título de Cidadã Benemérita foi concedido a Rosa Maria Pinto, nascida em 28 de julho de 1943, no bairro Caieiras, em Guaratuba, é símbolo de perseverança, trabalho e amor pela cidade. Oriunda de família humilde nasceu de parto domiciliar no atual bairro Caieiras e desde muito jovem esteve ligada à pesca artesanal, atividade que não apenas garantiu o sustento de sua família, mas também contribuiu para o fortalecimento econômico e cultural do município. Casou-se com o senhor Amilcio Cunha no ano de 1960, com quem construiu uma família numerosa e unida, sendo mãe de oito filhos: Ademir, Álvaro, Valdenir, Silvanir, Silvana, Luciano, Silmara e Felipe. Ao lado do esposo, atuou por décadas na captura e comercialização de pescados, destacando-se na venda de frutos do mar e no preparo para revenda, sempre com dedicação e compromisso.
Estiveram presentes o Presidente do legislativo Ricardo Borba, a primeira Secretária Cátia Regina Silvano, o vereador Zaqueu Clarinda e a vereadora Sandra Bertipaglia, o prefeito Mauricio Lense e o vereador autor do projeto André Montemezzo, familiares e convidados.
O Título de cidadão "Honorário" e "benemérito" são títulos de honraria, mas com uma diferença: o cidadão honorário geralmente é concedido a alguém que não é natural do local, enquanto o cidadão benemérito é destinado a quem nasceu no local e prestou serviços relevantes. Em ambos os casos, a concessão reconhece contribuições significativas para a comunidade, estado ou país.








