Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

Reunião Plenária do dia 03 de Maio de 2010 - Material Resumido (Release)

 

 

Proposições

Vereador Cezar Marinheiro

Requereuna forma regimental, fosse encaminhado expediente a Exma Srª. Evani Cordeiro Justus, Digníssima Prefeita Municipal de Guaratuba: Para Que o Poder Executivo viabilize através do departamento competente o ensaibramento, patrolamento, limpeza das valetas e troca de manilhas nas avenidas Água Verde e Cubatão.

 

Vereador Paulo Eder de Araújo

Requereu, na forma regimental, fosse encaminhado expediente a Exma. Sra. Evani Cordeiro Justus, prefeita municipal de Guaratuba, solicitando ao departamento competente desta municipalidade, a confecção e colocação de placas indicativas nas Travessas: Capitão Marcelo Figueiredo, Ilda Maria Borges de Souza e Ana Maria Duarte de Souza. Projetos deste Vereador, unanimemente aprovados e sancionados pela prefeita em julho de 2009.

 

Requereu, na forma regimental, fosse encaminhado expediente a Exma. Sra. Evani Cordeiro Justus, Prefeita Municipal, solicitando que as escolas do Riozinho (professora ANDIR LEITE DEGUES) e da localidade do Descoberto (Ver.DEODORICO SILVANO – DÓRO), sejam nomeadas de acordo com projetos aprovados e sancionados pela Prefeita em 2009.

 

Requereuna forma regimental, encaminhamento de expediente a Exma. Sra. Evani Cordeiro Justus, Prefeita Municipal de Guaratuba, solicitando construção de um monumento alusivo ao Guará, na Rotatória do Coroados, ligação da Avenida Visconde do Rio Branco com a Avenida Paraná.

 

Vereador João Almir Troyner

Requereuencaminhamento de expediente à Senhora Prefeita Municipal Evani Cordeiro Justus, para que dentro das possibilidades, se determine aos órgãos competentes da municipalidade, a Reforma da Escola Rural Municipal da Pedra Branca do Araraquara.

 

Requereuencaminhamento de expediente à Senhora Prefeita Municipal Evani Cordeiro Justus, para que dentro das possibilidades, se determine aos órgãos competentes da municipalidade, a instalação de bicicletários ao longo da orla marítima.

 

Requereu encaminhamento de expediente à Senhora Prefeita Municipal Evani Cordeiro Justus, para que dentro das possibilidades, se determine aos órgãos competentes da municipalidade, a limpeza do passeio, e se possível a construção onde não há, ao longo da rua Menelau de Almeida Torres, entre as ruas Guilherme Pequeno e Damião Botelho de Souza.

 

Requereuencaminhamento de expediente à Senhora Prefeita Municipal Evani Cordeiro Justus, para que dentro das possibilidades, se determine aos órgãos competentes da municipalidade, a colocação de manilhas na valeta próxima ao campo de futebol, e a limpeza do lago em frente à igreja da Barra do Saí.

 

Vereador José Carlos Gonçalves

Requereuna forma regimental, que seja encaminhado expediente à Senhora Prefeita Municipal, Solicitando se digne viabilizar junto ao Órgão competente a viabilidade técnica e financeira da pavimentação da Rua: Engenheiro Beltrão no Bairro Cohapar.

 

Requereuna forma regimental, que seja encaminhado expediente à Senhora Prefeita Municipal, Solicitando se digne viabilizar junto ao Órgão competente a viabilidade técnica e financeira para que haja o acompanhamento de um agente de saúde nos ônibus do município que levam pacientes para se consultar e fazer exames na capital do Estado.

 

Requereuna forma regimental, que fosse encaminhado expediente a Senhora Prefeita Municipal, solicitando viabilizar junto ao órgão competente, para que haja continuidade nas regularizações de trânsito e sinalizações na área central de nosso município.

 

Tribuna

Dr. Messias Antonio da Rosa

O Delegado de Polícia de Guaratuba, Dr. Messias Antonio da Rosa, ocupou a Tribuna da Câmara Municipal na noite para falar sobre a segurança pública no Município. Na ocasião, o delegado explanou amplamente sobre a situação especifica de Guaratuba no setor, mencionando a falta de efetivo, necessidade de criação da guarda municipal, entre outras providências que deveriam ser tomadas para que os trabalhos possam ser realizados de forma satisfatória. O delegado também responde questionamentos dos vereadores e apresentou dados estatísticos sobre ocorrências, inquéritos e prisões. Um dos pontos que chamou atenção nos dados apresentados foi a superlotação da cadeia pública local, atualmente ocupada por mais de 80 detentos num local projetado para apenas 24. O Titular da DP de Guaratuba enalteceu o trabalho dos policiais que, mesmo diante de inúmeras dificuldades, conseguem realizar um bom trabalho na área de segurança publica.

 

Vereador João Almir Troyner

O parlamentar iniciou seu pronunciamento comentando suas proposições apresentadas na sessão, principalmente uma reivindicando a construção de passeio na Rua Menelau Torres, próximo a Faculdade Isepe, e que agora abriga também um Colégio de Segundo Grau. Em aparte os vereadores Nato e Jóia também comentaram o assunto, qualificando como positiva a reivindicação do parlamentar. Prosseguindo, o vereador cumprimentou a Prefeita Municipal e a Secretária de Educação pelo brilhante desfile do dia 29 de Abril. Prosseguindo, o vereador comentou a necessidade de vigilância no Largo da Carioca onde estão ocorrendo furtos de equipamentos da academia ao ar livre, bem como a permanência de usuários de drogas no local. Sobre o tema, o parlamentar sugeriu a instalação de uma câmera de vídeo naquele logradouro. Prosseguindo, cumprimentou o secretário Carlos de Carvalho pela excelente organização do Moto Passeio que reuniu milhares de pessoas no último final de semana. Continuando, o parlamentar solicitou envio de expediente ao presidente do Rotary Club pelo evento beneficente no Dia do Trabalhador. Na sequência, o vereador enalteceu o trabalho dos funcionários da Casa pelo trabalho que cada um realiza em seu setor. Finalizando, o parlamentar destacou o trabalho da presidência da Casa, pela seriedade com que conduz a Câmara Municipal.

 

Vereador Nato

O parlamentar deu início a sua fala, afirmando ser incontestável e necessária a criação da Guarda Municipal e os benefícios que isso traria ao Município, mas que no entanto existem vários problemas de infraestrutura que são prioritários para a cidade e que a guarda municipal deveria ser criada com recursos governamentais, uma vez que são arrecadados impostos estaduais e que isso deveria ser investido diretamente no Município. Prosseguindo, destacou o belíssimo desfile do dia 29 de Abril e cumprimentou os trabalhadores pelo seu dia. Continuando

Falou sobre a reunião que aconteceu na manhã de segunda-feira entre os vereadores, pescadores e o secretário de Industria, Comércio e Pesca, Ilson Rhoden, quando foi debatido o impasse no recebimento do seguro-desemprego por parte dos pescadores, relativo ao defeso do camarão sete-barbas. Dentro do tema, o parlamentar afirmou estar em estado de estagnação a Colônia dos Pescadores e que deveria haver mudanças naquela entidade representativa de classe. Outro tema abordado pelo vereador Nato foi a necessidade urgente de construção da ponte sobre a Baía de Guaratuba. Finalizando, o parlamentar sugeriu que a Casa entrasse com projeto para reajuste dos salários dos professores da rede municipal, para que sirva como forma de incentivo ao trabalho dos docentes.

 

Palavra Livre

Vereador Joia

O parlamentar cumprimentou a organização do encontro de motociclistas. Também cumprimentou a secretária de educação, extensivo aos diretores de escolas, professores e alunos pelo brilhante desfile do dia 29 de Abril.

 

Vereador Tato

O vereador iniciou seu pronunciamento afirmando que desde o início de seu mandato vem pleiteando a reabertura do Posto de Saúde do Nereidas e que agora teve a notícia que o referido posto reabrirá no próximo dia 10. Sobre o assunto, o parlamentar cumprimentou a prefeita Evani Justus. Continuando, o vereador comentou que em Santa Catarina os pescadores já estão recebendo o seguro-desemprego pelo defeso do camarão e que no Paraná ele teve a informação que os profissionais da pesca estarão recebendo tal seguro em alguns dias, mesmo com a licença de 2011 ainda não ter sido emitida. O parlamentar também comentou que em breve a classe pesqueira terá boas notícias através de programas do Governo Federal.

 

Vereador Paulo de Araújo

O parlamentar iniciou seu pronunciamento falando sobre segurança pública e a falta de efetivo nas policias Civil e Militar. Prosseguindo, cumprimentou o vereador Jóia que viabilizou uma audiência com o Secretário de Estado de Segurança Pública para debater os problemas de Guaratuba na área e buscar soluções. Continuando, o parlamentar rendeu elogios a Prefeita Municipal, a Secretária de Educação, diretoras e professores das escolas pela organização magnífica do desfile do dia 29 de Abril. Prosseguindo o parlamentar afirmou estar estarrecido com as intermináveis filas em alguns bancos da cidade e nos transtornos que isso vem causando ä população do Município. Em aparte, o vereador Cezar Marinheiro afirmou que o gerente do Posto da Caixa Econômica pediu auxílio aos vereadores para que intercedam junto a Prefeitura para que seja disponibilizado outro local para o funcionamento do Banco. Dentro do assunto, o parlamentar teceu críticas a um funcionário do referido posto pelo atendimento ríspido com os clientes, sendo que várias pessoas reclamaram sobre o referido funcionário. Prosseguindo, o vereador Paulo de Araújo afirmou ser urgente a solução para o problema das filas em determinadas agências da cidade.

 

Vereador Cezar Marinheiro

O parlamentar iniciou seu pronunciamento destacando os pronunciamentos de seus pares. Prosseguindo, elogiou e cumprimentou a organização do desfile do dia 29 de Abril. O vereador também elogiou a iniciativa de criação do Colégio Zilda Arns, principalmente pela homenagem a Dra. Zilda Arns. Finalizando, comentou que foi procurado por pescadores que estavam preocupados com a questão do seguro-desemprego e que fez questão de reunir-se com todos os vereadores, sendo totalmente positiva tal reunião, pois acredita numa solução em breve para o impasse.

 

Após as deliberações e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, o presidente da Mesa, vereador Claudio Nazário da Silva deu por encerrada a sessão, marcando novo encontro para o dia 10-05-2010

 

 

Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

Notícias

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL – PSP EDITAL DE ...

 Adita retificando e ratificando o Edital de Abertura do Concurso Público n° 001/2024.

Sessão aprova pareceres e Moção de aplausos

 Na Sessão Plenária desta segunda-feira (19), foram apreciados os seguintes itens nos expedientes recebidos: