Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

Câmara vota Dia do Tradutor e Intérprete Libras

 
A Câmara aprovou, em primeira votação, nesta segunda-feira (23), a criação do Dia Municipal do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto de lei, de autoria do vereador Paulo Araújo, terá de ser votado mais uma vez antes de ser encaminhado para sanção do Executivo.

 
De acordo com o projeto nº 744, fica instituído 26 de julho, que já é comemorado informalmente, como o dia deste profissional. O objetivo de institucionalizar a data é incluir no calendário oficial do município a realização de eventos e ações de valorização dos profissionais e a importância de sua atividade na inclusão da comunidade surda.
 
Desde 2019, a Câmara Municipal de Guaratuba conta com um tradutor libras durante as sessões. No momento, está em fase de implantação uma nova lei que garante que toda pessoa surda tenha direito a um tradutor nas visitas ao Legislativo.
 
Na mesma sessão, o plenário aprovou dois pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação a projetos de lei: o PL 747, do vereador Alaor do Cubatão, denomina o Posto de Saúde da localidade rural de Limeira como “Posto de Saúde Danilo Ribeiro”; e o PL 749, do vereador Fabiano da Caieiras, que institui a Semana Lixo Zero, a ser comemorada na última semana do mês de outubro.

Notícias

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL – PSP EDITAL DE ...

 Adita retificando e ratificando o Edital de Abertura do Concurso Público n° 001/2024.

Sessão aprova pareceres e Moção de aplausos

 Na Sessão Plenária desta segunda-feira (19), foram apreciados os seguintes itens nos expedientes recebidos: