Portadores de autismo, seu modo de viver e da sua convivência com a família e com a sociedade são destaques durante sessão

A Câmara Municipal realizou no dia 1° de Abril a 8ª Sessão Ordinária do 1° Periodo de 2019, sob a presidência do Vereador Claudio Nazário da Silva.  Após a leitura do texto bíblico o Presidente  deu por aberta a Sessão, sendo aprovada a ata da sessão anterior e o 1° Secretário procedeu a leitura  expedientes recebidos.

Na sequência foi lidas e registradas as proposições e indicações apresentadas pelos Vereadores. Deram entrada na Casa os Projetos de Lei: n° 674 (Estabelece prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados  às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).   n° 675 -Concedendo o Titulo de Cidadão Benemérito de Guaratuba  ao senhor Fabiano Cecílio da Silva, n° 676 – Dispõe sobre alteração do Anexo I da lei Municipal n° 1715 de 11/10/2017.  Foram aprovados os pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação aos  Projetos de Lei números 666, 667 e 668. Usando da Tribuna  Livre  a  Psicóloga da APAE-Guaratuba, senhora Mariá Francisca Monteiro Auguski  falou a respeito das pessoas portadoras de autismo, seu modo de viver e da sua convivência com a família e com a sociedade. Na sequência, usou a palavra a Vereadora Professora Paulina Muniz enfatizando que no dia 02 de Abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, existindo também lei municipal  sobre o mesmo tema de iniciativa do saudoso Vereador João Almir Troyner.  A respeito do assunto,  disse que deu entrada na Casa juntamente com o Vereador Alex Antun de duas indicações  para que o  Executivo através de  projeto de lei regulamente o atendimento prioritário a essas pessoas com equipe multidisciplinar e contratação de um interprete de Libras.  Na Ordem do Dia foram aprovados em última instância os Projetos de Lei números 671 e 667 e aprovados em 1° turno os Projetos de Lei números  674 e 676.  Na explicação Pessoal se pronunciaram os Vereadores  Alex, Paulina, Paulo, Mordecai e Maria  e nada mais havendo a ser deliberado, o Presidente declarou encerrada a Sessão, marcando a próxima para o dia 08 de Abril, no horário regimental.