Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

ATA DA VIGÉSIMA TERCEIRA (23ª) SESSÃO ORDINÁRIA DO (2º) PERÍODO LEGISLATIVO DE 2026 – Décima Nona Legislatura.

DATA – HORÁRIO – LOCAL – 03 (três) de agosto de 2026 (dois mil e vinte e seis), às 18h00min (dezoito) horas, no Plenário da Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná. ----------------------------------------------------------------

PRESENÇAS – RICARDO DE BORBA Presidente, MÁRCIO SAKAJIRI TARRAN Vice-Presidente, ZAQUEU CLARINDA 1ª Secretário, MARIA DA SILVA BATISTA 2ª Secretária e demais vereadores, ALAOR DE OLIVEIRA MIRANDA, DIEGO CORRÊA ELICKAR, FÁBIO LUIS BILEK, FELIPE HUNING DE CARVALHO, JOSÉ ANANIAS SANTOS JÚNIOR, RICARDO PAIXÃO DE MACEDO, SÉRGIO RENATO DA SILVA, com falta justificada das Vereadoras Adriana Corrêa Fontes e Sandra Bertipaglia. ----------------------------------------------

ABERTURA – Sob a proteção de Deus e verificando a existência de número legal de parlamentares, o Presidente declarou aberta a Sessão Ordinária, que se constitui da Vigésima Terceira Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo de 2026, dentro da Décima Nona Legislatura. De conformidade com o disposto no art. 83 do Regimento Interno da Câmara Municipal deu-se início ao expediente da presente Sessão. ----------------------------------------------------------

ATA DA SESSÃO ANTERIOR – Considerando que não houve qualquer restrição ou impugnação, fica declarada aprovada a Ata da Sessão Ordinária do dia 27 de julho de 2026. ---------------------------------------------------------------------

EXPEDIENTES ------------------------------------------------------------------------------------

Projeto de Lei Nº 1036/2026 – de autoria do Vereador Ricardo de Borba – Dispõe sobre a concessão dos títulos de Cidadão Honorário e Cidadão Benemérito do Município de Guaratuba, estabelece regramento para a instrução de proposições de honrarias e moções, revoga a Lei Municipal nº 1.557, de 19 de setembro de 2013, bem como suas alterações e disposições em contrário, e dá outras providências. -----------------------------------------------------

REQUERIMENTOS: ------------------------------------------------------------------------------

Requerimento Nº 0003/2026 – de autoria do Vereador Fábio Luís Bilek – Para que promova a fiscalização ambiental e sanitária, para verificar a situação das casas-barco instaladas na baía de Guaratuba, averiguando se o referido empreendimento cumpre com os requisitos da legislação vigente. EM DISCUSSÃO – não houve. EM VOTAÇÃO ÚNICA – APROVADO pela maioria dos vereadores presentes, com voto contrário do Vereador Felipe Huning de CARVALHO. ----------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÕES: -------------------------------------------------------------------------------------

Indicações Nº 0006/2026 – de autoria Fábio Luís Bilek – Para que o Executivo providencie o manilhamento no entorno do ginásio de esportes do bairro Figueira, compreendendo as ruas Pedro Álvares Cabral e rua Londrina. Indicações Nº 0008/2026 – de autoria Fábio Luis Bilek – Para que seja realizada vistoria e providenciada a devida manutenção na esquina das ruas Marechal Deodoro com São José dos Pinhais, bairro Brejatuba, onde há um buraco ao lado da galeria pluvial. Indicações Nº 0007/2026 – de autoria Fábio Luis Bilek – Que seja realizado o reparo ou a substituição da tampa da galeria fluvial existente na calçada, localizada na rua Nossa Senhora Lourdes. Indicações Nº 0052/2026 – de autoria Felipe Huning de Carvalho – A criação de um abrigo para acolhimento temporário de animais domésticos abandonados, especialmente cães e gatos encontrados em situação de abandono, maus-tratos, risco ou vulnerabilidade. Indicações Nº 0053/2026 – de autoria Felipe Huning de Carvalho – Pintura das faixas de pedestres existentes na Avenida Curitiba, nas proximidades do Restaurante Sol Nascente, na região da Praia Central. Indicações Nº 0054/2026 – de autoria Felipe Huning de Carvalho – Sejam realizados estudos técnicos para a implantação Melhorias no sistema de estacionamento em via pública - Avenida Patriarca, Bairro Piçarras. Indicações Nº 0055/2026 – de autoria Felipe Huning de Carvalho – Manutenção no trecho com pavimentação asfáltica localizado na parte final da Avenida Rui Barbosa, em razão da existência de um buraco na via, mediante a aplicação de material apropriado para seu reparo, visando melhorar as condições de trafegabilidade e garantir maior segurança aos usuários. Indicações Nº 0056/2026 – de autoria Felipe Huning de Carvalho – A realização de manutenção no trecho da Rua Thiago Pedroso que ainda se encontra sem pavimentação, a partir da Rua Claudino dos Santos, mediante a aplicação de material fresado, com o objetivo de melhorar as condições de trafegabilidade, proporcionar maior segurança aos usuários da via e minimizar os transtornos causados pela poeira e pela lama em períodos de chuva. Indicações Nº 0024/2026 – de autoria Márcio Sakajiri Tarran – Solicita as devidas determinações ao departamento competente da Municipalidade, o patrolamento e colocação de material na estrada rural denominada estrada Sitio Rio Claro, localizada na área rural do Cubatão, nesta cidade de Guaratuba/PR. Indicações Nº 0025/2026 – de autoria Márcio Sakajiri Tarran – Solicita as devidas determinações ao departamento competente da Municipalidade, a roçada e limpeza da praça Nossa Senhora de Lourdes (Gruta da Santa), nesta cidade de Guaratuba/PR. Indicações Nº 0026/2026 – de autoria Márcio Sakajiri Tarran – Solicita as devidas determinações ao departamento competente da Municipalidade, para solicitar instalação de uma lombada ou redutor de velocidade na Estrada Geral do Cubatão, 400 metros após a Sub Prefeitura do Cubatão, no sentido do Colégio Estadual do Campo, Cubatão, nesta cidade de Guaratuba/PR. Indicações Nº 0027/2026 – de autoria Márcio Sakajiri Tarran – Solicita as devidas determinações ao departamento competente da Municipalidade, a troca da boca de lobo localizada na Rua Pato Branco esquina com Rua Augusto Bertoldi em frente à Escola Municipal Sebastião Silveira de Souza, bairro Nereidas, nesta cidade de Guaratuba/PR. Indicações Nº 0015/2026 – de autoria Sérgio Renato da Silva – Implantação de redutor de velocidade (lombada ou outro dispositivo adequado) na Avenida Damião Botelho de Souza em frente à Antiga Cooperativa e ou entre as Avenidas Guarani e Santa Clara, bairro Piçarras. ----------------------------------------

PARECERES: ------------------------------------------------------------------------------------- Pareceres 0040/2026 - de autoria Comissão de Constituição, Justiça e Redação – O parecer é favorável ao PL 1016/2026 que dispõe: "Declara de utilidade pública municipal o Instituto Nacional Educacional Sementes do Futuro - INESF - Associação Fran Santos, com sede no Município de Guaratuba/PR". Constitucionalidade e legalidade observadas".  EM DISCUSSÃO – não houve. EM VOTAÇÃO ÚNICA – APROVADO por unanimidade dos vereadores presentes. ---------------------------------------------------

Pareceres 0041/2026 - de autoria Comissão de Constituição, Justiça e Redação – O parecer conjunto é favorável com a aprovação de emendas redacionais no Pl. 1035/2026 que dispõe: "Autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente da Câmara Municipal de Guaratuba, mediante anulação parcial de dotação orçamentária." EM DISCUSSÃO – não houve. EM VOTAÇÃO ÚNICA – APROVADO por unanimidade dos vereadores presentes. -------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTÃO DE ORDEM: Tendo em vista que o projeto foi aprovado pelas duas comissões em um parecer conjunto, sem problemas, o Vereador Diego solicitou que o projeto 1035 fosse incluído na Ordem do Dia, se o Plenário assim aceitasse. EM DISCUSSÃO – não houve. EM VOTAÇÃO ÚNICA – APROVADO por unanimidade dos vereadores presentes a inclusão na Ordem do Dia. ------------------------------------------------------------------------------------------------

TRIBUNA LIVRE: ---------------------------------------------------------------------------------* O Presidente Ricardo de Borba pediu licença ao Plenário e convidou o Vice-Presidente Márcio Sakajiri Tarran para assumir a coordenação dos trabalhos enquanto faria uso da tribuna livre. -----------------------------------------------------------RICARDO DE BORBA: ‘’Meu boa noite a todos, senhores vereadores, senhora vereadora, público presente, internautas. Eu tenho dois assuntos hoje aqui para explanar na tribuna. O primeiro dele é que após a prisão do Bento, veio à tona o Título de Cidadão Benemérito que essa Casa entregou no ano passado. E para explicar para a população de casa, esse Título de Cidadão Benemérito, ele é da legislatura passada, foi proposto por um ex-vereador, votado aqui pelos ex-vereadores dessa casa, inclusive com o meu voto, ele foi sancionado essa lei pelo ex-prefeito Roberto e essa legislatura entregou esse Título de Cidadão Benemérito. No momento em que eu fiz, presidi a Sessão da entrega do o Título de Cidadão Benemérito, eu não sabia de qualquer acusação contra o homenageado. Na verdade eu conheci o Senhor Bento no quartel, eu servi sete anos no 62º Batalhão de Infantaria na cidade de Joinville e o Bento fazia parte da banda de música do 62BI e eu fazia parte da tropa. Então, eu conhecia o Bento do quartel. Em nenhum momento daqueles sete anos que a gente acabou servindo junto, eu soube de qualquer má conduta ou indisciplina do Senhor Bento. Então logo após a entrega do Título de Cidadão Benemérito em que a maioria dos vereadores estavam presentes, o Prefeito Maurício Lense estava presente, a família da vítima me procurou. Chegou até essa Casa com uma documentação dizendo olha o homenageado que vocês, a homenagem que vocês fizeram aqui nesta câmara é para um cidadão que já está condenado e recorreu a sua condenação. E aí eu me assustei e falei olha, eu não sabia do assunto. Ele falou fica tranquilo porque é segredo de justiça. Então a Mesa Diretora se reuniu em portas fechadas, fizemos a Lei para a revogação do Título de Cidadão Benemérito do Bento, em portas trancadas para a gente poder aí preservar a família da vítima e a vítima também, fizemos uma Sessão de portas trancadas com a presença de todos os vereadores. Se eu não me engano, eu não sei se o Vereador Felipe estava, mas estavam todos os vereadores inclusive os que estão agora licenciados assumindo as secretarias. E assim, para que a população de casa saiba, para que os órgãos de imprensa fiquem cientes, quando eu fiz um elogio ao Senhor Bento, quando eu fiz a entrega desse Título ao Bento, em nenhum momento eu sabia de qualquer acusação que ele respondia. Se não jamais teria presidido a Sessão, se não jamais teria feito qualquer tipo de elogio ao Bento. Veja bem, ele era uma figura conhecida no município de Guaratuba, tanto é que ele tinha um projeto da Fanfarra lá no colégio do Mirim, após dar baixa no batalhão ele estava trabalhando no supermercado da cidade. Então eu posso dizer que a maioria das pessoas não sabiam de nada e eu posso afirmar que eu não sabia de nada se não jamais teria feito a entrega do Título ou qualquer tipo de homenagem, mesmo afirmando que o projeto de lei que concedeu o Título para ele não foi meu. Tive que responder várias pessoas no WhatsApp perguntando, mas por que você fez a entrega? Por que só após a família entrar em contato com a Câmara vocês revogaram a Lei? Porque realmente eu não sabia de nada. E para finalizar essa parte dessa entrega de títulos de Cidadão Benemérito, eu peço perdão a toda a população de Guaratuba, as vítimas, as famílias das vítimas, porque mesmo não sabendo, foi errado fazer a entrega do Título e essa Casa que corrigiu fazendo a revogação da Lei. O segundo assunto desta noite, e aí eu quero invocar o artigo 34 da Lei Orgânica do Município, que diz, os vereadores são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos no exercício do seu mandato. Eu quero falar sobre o ex-prefeito, o Senhor Roberto Justus, que na verdade o Senhor ex-prefeito ele tem uma fama de mentiroso, e isso se concluiu mais uma vez nesse final de semana. Veja bem, a Rádio Litorânea, a Rádio do Senhor Sérgio Monteiro, do cara dos diários secretos, fez uma publicação referente ao título, se eu dou um bem de mérito, vários órgãos de imprensa fizeram, e nessa matéria o ex-prefeito fez comentários, só que comentários mentirosos, e foi tudo tirado print, né, porque depois ele fala que não fez. Veja bem, no comentário da matéria da Rádio Litorânea, o Senhor Roberto Justus comenta o seguinte, por favor, pesquisem o projeto de lei 984 que revoga o Título de Cidadão Benemérito, de Bento Angelino Rocha, autoria da Vereadora Adriana Fontes, é mentira. Esse projeto de lei 984 é um projeto da Mesa Diretora que revogou a Lei do Cidadão Honorário, e o pior, no comentário abaixo ele fala o seguinte, pior foi quando a base do Prefeito barrou o projeto de lei 984, autoria da Vereadora Adriana Fontes, que revogava o Título de Cidadão Benemérito de Bento Angelino Rocha, mais uma vez mentindo, querendo jogar para a torcida, querendo jogar para a população, que essa Casa aqui reprovou uma lei da Vereadora Adriana Fontes que revogava o Título, é mentira, e eu gostaria muito que a Vereadora estivesse presente hoje aqui na Sessão, porque eu ia ter que perguntar para ela, até faço a pergunta, ela estando em casa, sei que está assistindo, a assessoria dela está aqui presente, Vereadora, a Senhora falou isso para o Roberto, ou ele mais uma vez está mentindo, como sempre fez, porque eu quero trazer mais fatos aqui, porque o Roberto é o cara que grava vereador clandestinamente, para poder usar a gravação a seu favor, esse é o Roberto, esse é o ex-prefeito, Roberto é o cara que afronta juiz, dizendo assim ó, nenhum juiz vai indeferir a minha candidatura, esse é o Roberto, o Roberto é o cara que fez uma publicação nas redes sociais dias atrás, com os dizeres o seguinte, está aqui o texto printado, para que depois não apague, Roberto Justus, publicação nas suas redes sociais, frase, uma guarda municipal bem estruturada, faz muito mais que proteger o patrimônio público, isso é muito verdade, segurança pública se constrói com planejamento, compromisso e investimentos contínuos, vamos lá, quem fez a indicação da guarda municipal em dezembro de 2021, foi esse Vereador aqui, Vereador Ricardo Borba, fez a indicação, matéria da JB Litoral, de setembro de 2021, depois de Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná, tudo indica que chegou a vez de Guaratuba criar a sua Guarda Civil Municipal, o assunto foi abordado em Sessão Plenária da Câmara Municipal de Guaratuba, semana passada, com o pedido do Vereador Ricardo Borba, e porque que eu digo que o Senhor Roberto está mentindo aqui nessa fala, porque ele fala em estrutura, em planejamento, a única coisa que o Roberto fez, foi o concurso, eu estive na formatura da guarda civil municipal em Guaratuba, a guarda não tinha uniforme, não tinha coturno, não tinha algemas, não tinha armamento, não tinha viatura, não tinha colete balístico, não tinha armamentos, então não tinha munição, então como é que ele estruturou a guarda? Então mais uma vez ele prova, o ex-prefeito gosta de mentir e gosta de usar a rádio do Sérgio Monteiro para ficar atacando, só que agora eu também vou começar a falar, porque além disso tem muitas outras coisas para ser dito aqui, só que hoje trouxe dois assuntos, mas nas próximas sessões pretendo usar a tribuna para poder mostrar, porque um ex-prefeito que afronta juiz, grava vereador clandestinamente para usar agravação em benefícios próprios, usa uma publicação da rádio para mentir e ainda citar o nome da Vereadora Adriana Fontes, que hoje não está aqui para se defender, que talvez nem ela tenha falado nada, porque eu conheço o Roberto, eu conheço o ex-prefeito, e ele pode usar das artimanhas dele para tentar ser candidato, para ficar mentindo para a população, só que eu vou fazer a minha parte aqui, que é trazer a verdade, a verdade baseada em fatos, porque tudo que eu estou falando aqui, o vídeo está gravado lá, porque eu salvei, e os prints estão gravados na conversa, para depois ele não vir dizer, oh era mentira do vereador, então senhores vereadores, nós temos o direito de falar também, não é simplesmente só apanhar, nós temos o direito de se defender e trazer aqui tudo o que for baseado em fatos. Uma boa noite e obrigado a todos’’. -------------O Vice-Pesidente Márcio Sakajiri Tarran convidou o Senhor Presidente Ricardo Borba para retomar a direção dos trabalhos da Casa. --------------------------------

FÁBIO LUIS BILEK: ‘’Boa noite, Senhor  Presidente, nobres colegas vereadores, comunidade que está aqui presente e todos que nos acompanham pela internet. Hoje eu fiz esse requerimento e eu quero falar sobre ele, que é sobre as casas-barcos que a gente tem aqui na Baía de Guaratuba. É uma coisa meio polêmica, eu não queria criar polêmica, mas como vereador da cidade, a gente tem que prezar pelo melhor da cidade. Eu acho que se eu tenho uma casa, eu pago IPTU, se eu pago IPVA do automóvel, ninguém pode colocar nada na nossa Baía sem ser, primeiro de tudo, verificado se aquilo é legal. Elas estão instaladas ali por ordem de quem, então eu fiz uma leitura do que está acontecendo para a gente poder explanar melhor que a ideia não é causar impacto ao empresário nem causar impacto ao turismo de Guaratuba, muito pelo contrário, que tudo tem a regra. Nós somos regidos por regras, né? Essa discussão é de extrema relevância para o nosso município. A situação das casas-barcos instaladas ali na Baía, a Baía de Guaratuba é um patrimônio ambiental e turístico inestimável para a nossa cidade. Guaratuba é uma cidade turística, é um valor incalculável. E aqui, foi falado na explicação, um dos pôr-do-sol mais bonitos do Brasil, nós temos um cartão postal que é visitado semanalmente, anualmente, por milhares e milhares de turistas, ela é reconhecida internacionalmente pela qualidade das suas ostras. A melhor do Brasil é a terceira melhor do mundo, a gente não está falando de uma coisa à toa. E tudo isso tem, volto lá, a gente vai andar por tudo isso e vai chegar lá na casa-barco. Infelizmente tem relatos, e são relatos que chegaram até mim, que ela não tem a manutenção da sua parte dos dejetos, tanto humano, tudo o que tem que ser feito para ser feita essa parte melhor da correção. O que acontece? Essa prática, ela pode, compromete, ela não pode, ela vai comprometer a salubridade das nossas águas, ameaça a nossa fauna, a nossa flora, e coloca em risco a produção da ostra, foi o que eu acabei de falar. A gente não pode ignorar também os problemas de segurança, como foi falado também na explicação. A instalação desordenada disso daí, a gente vai chegar a um ponto que vai chegar, a gente começou o ano passado com três casas-barcos e hoje nós estamos com nove. Daqui uma semana, duas semanas, um ano, a gente vai estar com trinta casas-barcos na frente da Baía. Então a gente tem o risco de chegar no nosso cartão postal e ele está virado numa casa de palafita e barraco, numa baía que é bonita. Isso não é, repito, não é perseguição a ninguém. O empresário que colocou sua casa-barco lá, se ele está totalmente legalizado com o nosso meio ambiente, com o IAT, perfeito. Por isso que a única coisa que eu pedi, que seja feita a fundamentação legal que eu trouxe para cá, são as leis. Como a gente não tem uma lei municipal, a gente tem que pensar nisso como  vereador, uma lei municipal para esse tipo de situação, já prevendo que isso já está acontecendo. São leis nacionais. Eu peço às providências, para a nossa Câmara fazer essa indicação, para a gente descobrir quem autorizou. Eu acredito que ninguém autorizou as casas-barcos estarem ali. Eu acredito que foi feito fiscalização, foi, mas qual o resultado da fiscalização? O Vereador Diego disse que já foram fiscalizados, foram notificados, mas quem fez? Qual o resultado disso? Então é uma situação que eu temo pelo futuro do nosso turismo, pelo futuro da nossa ostra. Outra situação que eu quero trazer é a restauração do Morro do Cristo. Eu estava conversando hoje com o Prefeito Maurício, a gente vai ter um tempo agora do Morro do Cristo fechado, ele vai ser restaurado, isso vai valorizar o nosso turismo, vai ser uma restauração do nosso cartão postal. Assim como a gente tem a Baía do lado de cá, a gente tem o Cristo aqui na praia. É outro cartão postal que tem que ser bem cuidado. Eu lembro que em julho de 2024 fiz uma postagem, que o nosso cartão postal estava abandonado. E foi dito aqui pela Vereadora Adriana que ele foi totalmente remodelado e restaurado. Só que foi feito em agosto e setembro, só que vamos lembrar que a gente tinha eleição em outubro, né? Então não foi feita uma restauração para a população, foi feita uma restauração para a eleição. Então eu trago de volta, a restauração do Morro do Cristo agora, ela está sendo feita agora, em 2016, para a população. Qual que é o interesse eleitoreiro de fazer uma restauração do Cristo agora? Então eu gosto de lembrar que o Maurício está fazendo isso para a população de Guaratuba, para o turista que está vindo a Guaratuba. Se lá na frente ele vai ter um retorno eleitoreiro, tudo bem. Mas ser feita aquela obra, as pressas que foram feitas em três, quatro semanas, dizer que foi uma restauração completa, eu acho que não foi não. Isso é uma união de cinco secretarias que estão fazendo todo esse trabalho, Secretaria de Turismo, Secretaria de Obras, e vai ser feito pela empreiteira, eu peguei todo o orçamento, vai ser feito a reconstrução de todos os corrimãos, vai ser feita a restauração de toda a escadaria, onde ela está rachada, vai ser colocado material específico para rachaduras, vai ser repintado, a base do Cristo vai ser repintada, o Cristo vai ser lavado. Então a gente vai ter o nosso cartão postal novamente, com ambiente agradável, que o turista possa ir lá, que o turista venha para a cidade e deixe aqui o seu dinheiro, que o nosso comerciante continue tendo o retorno para isso. Uma coisa que eu peço, foi um pedido do Fabiano, Secretário de Turismo, que a população respeite as obras, tem um portão, está fechado o Morro do Cristo, mas tem pessoas que estão subindo lá, e estão subindo pela trilha. Eu acredito que não sejam moradores, porque morador não vai querer fazer aquilo, pode ser o turista que quer, então a gente tem que fazer um trabalho junto com a comunicação, pedindo um trabalho mais de divulgação e de pedido mesmo, para fazer isso daí. Outro assunto que me traz aqui também, eu tive em contato hoje com o pessoal do Governo do Estado, Secretário de Esporte do Estado, a respeito do Verão Maior, a gente já está articulando quanto a isso, já estamos pedindo algumas coisas para o novo Secretário de Esporte, eu tenho um bom contato com toda a Secretaria de Esporte do Estado do Paraná, por fazer parte do esporte, e eu já apresentei algumas demandas para a Secretaria de Esporte do Estado, que uma delas é que a gente descentralize um pouco do Morro do Cristo, eu estou pedindo um posto avançado e fixo lá no Coroados, ou na Barra do Saí, acredito que no Coroados seria melhor, a gente já tem um ponto bacana ali que está acontecendo no Sábado, que eu vou falar também, então para garantir que as atividades sejam mantidas também durante o Verão lá no Coroados e na Barra do Saí, isso também vai fortalecer o comércio local, vai trazer o turista para lá também, vai ser mais um ganho para a gente. Outro pedido que eu fiz, que eles deixem um palco, o Verão Maior vai embora daqui da cidade uma semana antes do Carnaval, então eu fiz um pedido que eles deixem o palco para a gente, para o Carnaval também, que a gente possa usar, economizando daí também a estrutura do município, fazer o palco para a matinê das crianças, como a gente fez no ano passado na Praia Central, pode ser feito no Morro do Cristo, o palco está lá, a gente pode usar, eu acredito que isso não vai ter problema, acho que vai ser atendido a nossa reivindicação, o nosso pedido à Secretaria do Estado do Esporte. Eu queria também falar sobre o Sábadou, o que aconteceu sábado passado, eu sei se algum de vocês já chegaram a passar no Coroados no dia do Sábadou, ele acontece na Avenida Califórnia, então na semana passada a Juliana, a Secretaria do Esporte, está aqui, ela me passou que tinha mais ou menos umas 150 pessoas praticando esporte, praticando ioga, praticando alongamento, então é a comunidade de lá, terceira idade de lá, partiu com o vôlei adaptado, então são coisas que estão acontecendo que eu estou achando bem bacana, e tudo foi criado junto com a Secretaria do Esporte, e agora também quero falar uma outra criação que a gente teve também na Secretaria do Esporte, que era um parceria com o secretário na época de saúde, o Doutor Richard, ele me procurou, que ele queria fazer uma atividade para as pessoas que estavam na fila da bariátrica, para que elas não fossem fazer a bariátrica, está aqui o secretário Adônis da saúde, a gente sabe da parceria agora, saiu o Richard, entrou Adônis, a parceria continua até melhor agora, mas o programa que eu tive o orgulho que eu criei esse programa junto com a Secretaria de Saúde, a gente faz então todo o trabalho de avaliação física e atividade física com as pessoas que estavam na fila da bariátrica, a gente tem mais de 100 pessoas que estão sendo atendidas lá, foram triadas, pelo que eu vi pelo levantamento da secretaria, já foram quase 400 quilos perdidos, conversei hoje com o Murilo Pushalski, que ele perdeu 46 quilos, então a qualidade de vida que acontece com isso, a saúde da população, o pensamento do prefeito em trazer esse tipo de atendimento para a comunidade, trazendo saúde para eles, então eu deixo aqui a homenagem principalmente ao Professor Parreira, que é o que toma conta deles lá e cobra os nossos gordinhos lá. Outra situação que tem que trazer também é da Secretaria de Esportes, a gente sabe que a Secretaria de Esportes ela tem hoje em torno de 30 modalidades, o Professor José Luiz, ele é o professor nosso do vôlei há mais de 30 anos aqui na cidade, acho que todos conhecem o Professor José Luiz, e ele pegou a equipe nossa de vôlei masculino e participou da primeira fase que aqui no município, ganhou, da Secretaria Municipal de Esportes, junto com o Colégio Novo Espaço, essa equipe. Foram para Matinhos, foram campeões na segunda fase, foram para Paranaguá, foram campeões na terceira fase, e na fase final agora em Campo Mourão, eles perderam para Toledo por dois sets a um, então um trabalho que o José Luiz está fazendo há 30 anos, agora com a seriedade da Secretaria, esse trabalho também está aparecendo. Antes não aparecia esse trabalho, agora é um trabalho que os vereadores apoiam, que a Secretaria de Esportes está conseguindo fazer, por intermédio do Fundo Municipal de Esportes. E eles participaram também da Federação Paranaense de Vôlei, levaram cinco equipes, todas as equipes trouxeram colocações, vamos passar aqui das cinco equipes, adulto, masculino e feminino, os dois ficaram em segundo lugar, isso é um campeonato Paranaense de vôlei chave ouro, chave prata, perdão. A sub-18 masculina foi campeã, a sub-18 feminina em terceiro lugar e a sub-16 feminina em terceiro lugar. Então são as nossas crianças, os nossos adultos que participam da Secretaria de Esportes, das atividades, que estão tendo todo esse respaldo da Secretaria, da Prefeitura e os resultados estão aparecendo. Então era isso que eu continha para o momento, agradeço a oportunidade’’. ----MÁRCIO SAKAJIRI TARRAN: ‘’ Senhor Presidente, boa noite, boa noite, Senhores vereadores, público presente, população de Guaratuba. Hoje venho até essa tribuna, não podia, tanto fala-se de saúde, e mais uma vez trazemos aí uma boa notícia para a saúde e para a população de Guaratuba. A conquista que demonstra na prática qual a prioridade da atual Gestão. Cuidar das pessoas, investir onde a população mais precisa. Esse é um tema que dá para perceber, como muitos dos vereadores que estão aqui e a população, eu consigo sentir por estar, ter feito parte da gestão passada, e vejo que em menos de um ano e sete meses, várias situações, onde o foco nessa Gestão é a população e a população menos favorecida. Dá para ver e é nítido. A partir dessa semana, Guaratuba passa a contar com duas equipes permanentes do SAMU, dobrando a capacidade de atendimento de urgência e emergência, uma conquista aguardada há muitos anos e que agora se torna realidade no município de Guaratuba. Duas equipes efetivas somente tinham Paranaguá e agora, Senhor Presidente, Guaratuba. Depois que passa a temporada, aí que vem o grande problema, vamos dizer assim. Guaratuba não é mais aquela cidade pequenininha, nós estamos aí cada vez em passos largos e vários números estão trazendo aqui, que nós precisamos se adequar, e se adequar cada vez mais, Senhor Presidente. Desde 2012, nosso município convivia com apenas uma equipe fora da temporada de verão. Durante muito tempo essa estrutura permaneceu sem avanço. Aí que eu digo que é a preocupação com a população. Desde 2012, e nunca se quis fazer o diferente, ir atrás de ver o que estava, o que acontecia, porque que não conseguia trazer mais uma ambulância para o município. Agora com planejamento, articulação e compromisso com a saúde pública, Guaratuba e Paranaguá tem mais uma equipe do SAMU durante todo o ano e ainda ganha mais uma Bravo. Para quem não... é duas equipes Bravo e mais uma Alfa. A Bravo é somente o motorista, se não me engano, e o técnico de enfermagem. Mas a Alfa, que todo mundo sempre questionou, aí ela vem com UTI, vem com a UTI móvel, vem com o médico, vem com a enfermeira, vem com o motorista, e está apta a fazer ali os socorros com maior quantidade de equipamento. E daí eu questiono, fico perguntando em casa, mas poxa, 12 anos, e não teve-se a vontade, será, de correr atrás, Senhor Presidente? De tentar trazer algo novo, mais equipamento, para ajudar a população? Essa é a diferença entre uma Gestão que coloca a população em primeiro lugar e trabalha para ampliar os serviços públicos, em vez de apenas administrar o que existe. Essa é a diferença. Fazer o normal, todo mundo consegue. Colocar toda essa parte de funcionário para tentar fazer o diferente, e ainda pior, ter a coragem de fazer a mudança. Porque criticar, todo mundo critica. Mas estar em casa, ex-prefeito, que teve as contas reprovadas aqui, Senhor Presidente, ele não teve as contas reprovadas porque fez o certo, foi porque fez o errado. Então, população de Guaratuba começa a prestar atenção, as informações que chegam, não é a mesma informação que eu tenho. Temos uma rádio que, Senhor Presidente, bate de manhã, tarde e noite. Mas quem era o dono da rádio? Quem é que participou dos diários secretos que ninguém fala nada que há 10 anos aconteceu o pior escândalo da Assembleia do Estado do Paraná? Onde o presidente poderia ter 18 cargos e tinha 180. Mais de um milhão de reais. Tiveram que fazer todo... É a propaganda, não sei se o Presidente viu, mas é a propaganda de segurança da Assembleia. Quando você chega lá, a primeira coisa que tem lá é o novo programa de sistema de segurança. Todas as pessoas que entram e saem são monitoradas. E quem era? Quem estava? Então, população, comecem a questionar. Vou começar a trazer esses aqui, porque 10 anos é muito tempo, Senhor Presidente. As pessoas que estão chegando não têm o conhecimento e vai ser fácil. E chegarem daqui a pouco aí... Foi o Prefeito que eu queria? Não, fiz parte, conheço. E por isso não faço mais parte dessa base. Vou ser criticado? Vou ser criticado. Mas eu tenho meus motivos e rezo todo dia que as minhas escolhas sejam as mais acertadas possíveis. Quero dar aqui o parabéns para o Prefeito Maurício Lense pela liderança e pela decisão de fortalecer a rede de urgência e emergência, além de reconhecer o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, todos os funcionários, Diretora-Geral Cláudia, diretores e coordenadores que estão lá trabalhando e achando na lei brecha para que aconteça. É isso que nós estamos vendo? Do Comesp, das empresas MTB que está agora fazendo... é o responsável pelas ambulâncias, especialmente também para os profissionais do SAMU, que diretamente salvam vidas com dedicação e coragem. A população espera de nós ações concretas. E isso é o que essa Gestão vem entregando. Investimentos, melhorias, compromissos com quem mais precisa. Não é fazer grandes espetáculos que nem aconteciam, que não era para a população. A população queria o quê? Apagar o X do poste, onde eu não podia, e agora está conseguindo, depois de tantos anos, conseguiu fazer o TAC. Eu vejo aqui a ex-secretária falar com orgulho, que ficou quatro anos numa Secretaria de Meio Ambiente, mas não conseguiu fazer o mínimo, que era levar a dignidade lá, conseguir a documentação para entrar com a máquina. Seguiremos apoiando as iniciativas que façam Guaratuba avançar, porque governar é fazer escolhas. E essa Administração tem demonstrado que a sua principal escolha é a pessoa, é a população, é aquela pessoa que está lá precisando. Quem tem carro não precisa ir para Curitiba. E daí faço uma pergunta também, que daí eu sou criticado cada vez que eu trago aqui uma informação que já passou de mais de 10 mil, 11 mil pessoas transportadas para Curitiba e região. Onde está o pessoal? Eu não vi mais ninguém? Não vi mais candidata, ex-prefeita, ex-secretários? Não sei se vocês conseguem... APARTE PRESIDENTE RICARDO: Eu fiz uma pesquisa rápida aqui no chat GPT e o pessoal que está em casa ou está aqui assistindo a Sessão, se quiser só acessar lá. Eu coloquei assim, diários secretos, valores e nomes envolvidos. Diários secretos da Assembleia Legislativa entre 2006 e 2009. Aí tem o nome aqui do ex-deputado Nelson Justus. A estima inicial dos salários fantasma foi cerca de 30 milhões na época, que corresponde aproximadamente a 90 milhões em valores corrigidos. E se você colocar o nome do dono da Rádio, ele coloca assim, no contexto de diários secretos da Assembleia Legislativa do Paraná, Sérgio Roberto Monteiro foi apontado como um dos principais assessores ligados. E aí aqui está assim. Reportagens apontam que pelo menos 20 parentes de Sérgio Monteiro ocupavam cargos comissionados na Assembleia entre pais, esposa, filhos, sobrinhos, cunhados e outros familiares. Ele dá fonte aqui, Gazeta do Povo, mas lá na Rádio eles não falam isso. Lá na Rádio eles não falam isso. Então a gente tem que falar aqui para que a população também fique sabendo, como o senhor falou, faz muito tempo. Então a gente tem que refrescar a memória da população. Obrigado. MÁRCIO RETOMA: E temos ainda que lembrar, eu fico acompanhando, porque fez 10 anos, teve a reportagem da RPC, mas lá, Senhor Presidente, na Assembleia, foram os diários secretos. Mas aqui em Guaratuba, os diários não estão secretos, porque aqui era a esposa, a filha, genro, cunhado, sogro. E daí você... Sérgio Monteiro, estou mandando esse recado para o Senhor, porque o Senhor gosta de fazer as figurinhas, e eu deixei o recado bem claro Quando eu conversei com o ex-prefeito Roberto Justos, eu avisei, toda vez que você fizer uma figurinha, que é destinada a mim, eu ia subir aqui e vou trazer o nome. A próxima figurinha que o Senhor fizer minha, que nem o Senhor fez do nosso Rodrigo Moritz, eu vou trazer também. Vou dar os nomes e vou dar mais coisas que eu sei. Então o Sérgio Monteiro, que gosta de ficar escondido e fica colocando as pessoas para vir colocar figurinha, Paula, da área rural, Josiane, Fujaloco, Carlos Moraes, até um abraço para vocês, porque pararam de falar meu nome, mas o nome do primeiro-secretário entra todo dia na Rádio, Senhor Presidente. Então, só para terminar, Senhor Presidente Ricardo Borba, antes de encerrar, quero fazer aqui um agradecimento especial ao secretário de Saúde, Adônis Nobor, pelo trabalho sério, comprometido. Sabemos que não é fácil. Eu sei o que é estar à frente de uma Secretaria, quando o senhor se preocupa, ou quando o secretário se preocupa com a população, muitas vezes é mal interpretado. As pessoas fazem as críticas, mas não sabem que para conseguir algo nesse patamar, que levou 12 anos para conseguir, e só vai ter só Guaratuba e Paranaguá, mais uma ambulância, uma Alfa que vai estar aqui, agora não vai estar mais em Paranaguá. Vai ter a de Paranaguá e ainda mais a de Matinhos. O Senhor tem que receber os parabéns, sim, eu não fico com vergonha de fazer isso em público e estando na tribuna. Parabéns para toda a equipe, sabemos que tem que ter as equipes e os profissionais competentes para estar atuando junto com o senhor, as equipes que estão aí junto com o SAMU, os funcionários servidores de carreira e mais uma notícia ainda, eu estava vendo lá porque faz muito tempo que não se constrói UBS. Em março de 2027 é para ter mais uma UBS ainda construída no Castelo Novo. Então, parabéns às pessoas envolvidas, sabemos que não é fácil, mas assim, as críticas nós estamos aqui, somos pessoas públicas, Senhor Presidente, mas não pense que só vão bater, não é só bater, vão receber crítica também e não vão gostar das críticas que eu vou trazer. Obrigado população de Guaratuba e que Deus abençoe’’. ------------------------------------------------------------------------------

ORDEM DO DIA -----------------------------------------------------------------------------------

Moção de Aplausos Nº 0015/2026 – de autoria do Vereador Diego Correa Elickar e demais vereadores – Solicito Moção de Aplausos ao Casal festeiro-mor da Festa do Divino Espírito Santo de 2026, Dayana Trevizan e Eduardo de Souza, em reconhecimento ao trabalho, dedicação, fé e comprometimento demonstrado na organização e realização de uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais do Município. EM DISCUSSÃO – não houve. EM VOTAÇÃO ÚNICA – APROVADO por unanimidade dos vereadores presentes. -------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto de Lei Nº 1035/26 – de autoria da Mesa Diretora – "Autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente da Câmara Municipal de Guaratuba, mediante anulação parcial de dotação orçamentária". EM DISCUSSÃO – não houve. APROVADO por unanimidade dos vereadores presentes EM PRIMEIRA VOTAÇÃO. -------------------------------------------------------

EXPLICAÇÃO PESSOAL ----------------------------------------------------------------------DIEGO CORREA ELICKAR: Cumprimentou o Senhor Presidente e, cumprimentando Sua Excelência, cumprimentou os demais membros da Mesa, senhoras e senhores vereadoras, público presente, em especial Juliana, Secretária de Esportes, e Adônis, Secretário de Saúde. Disse que Adônis, como o Márcio falou, vem desempenhando um grande papel à frente de talvez a pasta mais complicada da cidade. Agradeceu também porque, sempre nos momentos difíceis em que alguém precisa, ligam para Adônis e ele prontamente está à disposição para atender. Agradeceu ao Secretário. Também agradeceu aos nobres pares pela votação e aprovação da moção que deu entrada nesta Casa, a moção de aplausos ao casal festeiro, Daiana Trevisan e Eduardo de Souza, pela organização da última Festa do Divino. Parabenizou Fabinho, pois, no final de semana, no Cubatão, aconteceu a grande Festa em Louvor à Padroeira, São Joaquim. Disse que, mais uma vez, Fabinho, junto com os colaboradores da Festa do Cubatão, fizeram uma excelente festa naquela localidade, que, segundo ele, foi recorde de público, pelo menos no domingo, pois nunca havia visto tanta gente no local. Disse que acabou o churrasco, que foi uma maravilha e que vários vereadores estiveram presentes. Sobre o assunto trazido pelo Vereador Fábio à Casa, a respeito das casas flutuantes na Baía de Guaratuba, disse que fiscalização sempre é boa e nunca é demais, pois quem está certo não tem medo de fiscalização. Afirmou que, se é para fiscalizar e, principalmente, verificar se está realmente acontecendo prejuízo ao meio ambiente, é favorável, pois a fiscalização é sempre boa. Disse que esse tema chegou ao seu gabinete porque, há pouco mais de um mês, a Prefeitura fez uma fiscalização e notificou os proprietários dessas casas-barco. Depois disso, foi convidado a conhecer uma dessas casas e esteve presente no local, onde Luan mostrou e explicou como funciona uma casa-barco. Explicou que a casa-barco não foi criada e colocada na Baía, pois possui toda a documentação da Marinha. Disse que elas são registradas como plataformas, porque não possuem barco nem motor, e que possuem todo o registro na Marinha, registro de poita, estando tudo certo junto à Marinha. Afirmou que elas estão ali porque a Marinha autorizou que fossem colocadas no local. Disse que, realmente, Guaratuba não possui uma legislação específica para isso. Informou que esteve conversando com o Secretário do Meio Ambiente a respeito do assunto e que, inclusive, teria uma reunião com ele naquela semana sobre o mesmo tema. Convidou o Vereador Fábio para participar da reunião, caso quisesse, pois seria interessante para que pudessem resolver a situação. Afirmou que Guaratuba precisa, sim, de uma legislação para isso, para deixar tudo certo, ressaltando que a preocupação com o meio ambiente existe. Disse que Luan explicou que existem banheiros nessas casas-barco e que os banheiros funcionam igual aos de qualquer outra embarcação. Afirmou que os engenheiros são cuidados como em qualquer outra embarcação. Disse que a diferença delas para as outras embarcações de pesca é que ficam paradas, sendo que a única diferença é que não possuem motor. Relatou que Luan explicou que todos são preocupados com o meio ambiente, até porque precisam dele. Disse que, se o meio ambiente estiver bom, a Baía estiver limpa, segura e preservada, será melhor para eles, porque haverá mais peixe na Baía. Acrescentou que isso também é um meio de turismo da cidade e que, inclusive, no dia em que esteve lá, havia pessoas do norte de São Paulo pescando no local. Disse que o rato que está ali na frente, direto, sabe que dificilmente fica vaga uma casinha em um final de semana, pois vêm pessoas de todos os cantos do Brasil justamente por causa da bela Baía de Guaratuba. Concordou com o Vereador Fábio que aquele é um dos mais bonitos pôr do sol da cidade e fez o convite ao Vereador Fábio para que, naquela semana, caso quisesse estar presente, participasse da reunião em que tratariam do tema com o Secretário Vilmar, do Meio Ambiente e Urbanismo. ------------------------------------------------------------------------------------------FÁBIO LUIS BILEK: Dirigiu-se ao Vereador Diego e disse que, com certeza, gostaria de participar da reunião. Como havia dito, afirmou que a fiscalização tem que existir, mas nunca prejudicando o empresário. Disse que a ideia é que eles estejam ali de maneira correta e que seja possível fiscalizar isso. Disse que, como haviam falado, não existe uma legislação e que, quem sabe, poderiam começar a sentar a partir daí e criar uma legislação que possibilite ter mais uma vertente do turismo para a cidade, ainda, de maneira organizada. Parabenizou o Secretário Adônis, que estava presente, pela conquista das duas novas ambulâncias. Disse que sabe do trabalho, que foi secretário e sabe como é difícil, ainda mais na pasta do Adônis, que considera a mais difícil de todas. Afirmou que não iria nem comparar, mas que o trabalho que ele está fazendo é essencial e está sendo muito bem feito. Agradeceu, em nome de sua família, inclusive, pois naquele dia esteve no posto da UBS de Caieiras e foi bem atendido. Disse que a comunidade está sendo sempre bem atendida, embora sempre existam algumas coisas a melhorar, mas que, aos poucos, tudo vai se encaixando. Mandou um abraço para todo o pessoal de Caieiras. Falando em secretaria, disse que a Secretaria de Esportes de Guaratuba, dentro dos 308 municípios do Estado do Paraná que conseguiram conquistar o Selo Plus, que já veio de uma conquista do início do ano de 2025, foi uma das cidades, se não se enganava, de no máximo cinco cidades que foram colocadas para explicar como está fazendo o uso do dinheiro que entrou junto ao Fundo Municipal do Esporte. Questionou o que isso demonstrava e disse que o Governo do Estado escolheu Guaratuba para que fosse lá demonstrar aos outros municípios como está fazendo esse uso do dinheiro, porque está sendo usado com transparência, com correção, sabendo que está sendo investido esse dinheiro e fazendo o bom uso do dinheiro público. Disse que, mais uma vez, parabenizava toda a equipe da Secretaria de Esportes e a Secretária Juliana, que estava presente. Afirmou que esse é um trabalho que vinha acontecendo em 2025 e que agora ela estava pegando esse trabalho para manter. Disse que, dentro de 308 municípios, o fato de terem sido escolhidos pelo Governo do Estado para mostrar o que estão fazendo com esse dinheiro são louros da Gestão do Maurício e de todas as pessoas envolvidas, principalmente de todos os funcionários do esporte. Finalizou dizendo que era o que continha e agradeceu. ---------------------------------------------ALAOR DE OLIVEIRA MIRANDA: Cumprimentou o Senhor Presidente, os membros da Mesa, os demais vereadores e vereadoras e o público presente. Agradeceu também a presença do Secretário de Saúde, dizendo que, sempre que precisou dele, foi muito bem atendido. Agradeceu ao Secretário, afirmando que, cada vez que precisa dele, é atendido prontamente. Também agradeceu ao Fabinho, do Cubatão, pela festa maravilhosa que proporcionou à comunidade e ao povo, com a presença dos vereadores e do Prefeito Maurício Lense. Disse que foi uma festa muito maravilhosa e que até ele se surpreendeu com a festa. Parabenizou toda a equipe que fez aquela festa para a comunidade. Agradeceu ao Secretário da Agricultura, Dagoberto, pelo belíssimo trabalho que vem fazendo junto aos agricultores do Cubatão, com a entrega de fertilizante e calcário para o povo que teve perda com a enchente passada. Parabenizou Dagoberto, o IDR e o Prefeito Maurício Lense, que colocou Dagoberto no cargo, destacando que é uma pessoa muito competente e que está atendendo muito bem à demanda. Disse que, na quarta-feira, houve outro estrago, um vendaval que derrubou muitas bananas dos agricultores. Informou que Dagoberto já está junto com o IDR fazendo o levantamento para verificar os custos da perda que tiveram na área rural do Cubatão e região. Em seguida, pediu ao Senhor Presidente que fosse feito um ofício para a Copel, nesta Casa de Leis, para que viesse dar uma explicação aos vereadores e a toda a população de Guaratuba e da área rural sobre o motivo de estarem cobrando R$ 20 mil para ligar a energia elétrica para um morador daquela comunidade. Disse que considera isso um absurdo e uma vergonha o que a Copel vem fazendo com os moradores. Afirmou que estão cobrando R$ 20 mil mesmo com a rede de energia já existente na beira da rua, apenas para fazer a ligação da rede até a casa. Disse que isso é um absurdo muito grande e solicitou que esta Casa de Leis encaminhasse o ofício à Copel para que viesse dar uma explicação sobre o motivo de cobrar R$ 20 mil de cada morador para fazer uma ligação de energia. Reforçou que considera isso um absurdo e uma vergonha e pediu novamente que a Casa encaminhasse o ofício para que a Copel explicasse o motivo dessa cobrança de R$ 20 mil para ligar a energia para um morador. Disse que gostaria que eles dessem explicações. O Senhor Presidente disse ao Vereador Alaor que, se tivesse o comprovante, a mensagem ou qualquer coisa que mostrasse a cobrança da Copel, seria melhor ainda para anexar ao documento. Disse que iriam convocar a Copel para vir à Câmara dar explicações, pois isso é um desserviço à população. Afirmou que o vereador estava certo em sua cobrança e que, por conviver na área rural, conhece o dia a dia da população. Solicitou que, caso tivesse qualquer documentação, papel ou mensagem do WhatsApp, que hoje também serve como comprovação de documentos, fosse anexado à documentação que seria encaminhada à Copel. Informou que, quando o documento estivesse pronto, pediria aos vereadores que quisessem assinar em conjunto que enviassem a manifestação pelo WhatsApp. O Vereador Alaor confirmou, dizendo que havia documento que comprovava que estão cobrando R$ 20 mil para ligar a energia para os moradores. ----------------------------------------------------MÁRCIO SAKAJIRI TARRAN: Cumprimentou o Senhor Presidente, a Mesa Diretora, os vereadores, os senhores vereadores e o público presente. Cumprimentou também o Secretário de Saúde, Senhor Adônis, e o morador da carreira, Senhor Luciano, que também estava presente. Disse que continuaria falando referente à Festa do Cubatão. Afirmou que acredita que, no ano passado, também foi uma festa bacana, com bastante gente, mas que naquela ocasião havia muita gente. Disse que a estrutura estava boa, que mudaram a estrutura e que, mesmo depois, à tarde, já não havia mais a parte do churrasco, de tanta gente que foi prestigiar a festa. Parabenizou toda a organização, Fabinho e sua esposa, a Dona Lúcia, que é a ministra, e todos os participantes e colaboradores. Relatou que acordou cedo no domingo, foi com sua esposa e seu neto à festa e levou Joaquim, seu neto, à Festa de São Joaquim. Disse que participaram da missa e que o mais importante ainda era que aquele era o Dia do Padre. Parabenizou o Padre Adão e o Padre Antônio pela brilhante condução da missa. Disse que foi um dia muito especial, que não choveu, que havia muitos amigos no local e que o Prefeito também estava presente, junto com todo o pessoal e todos os secretários. Afirmou que era uma festa que merecia parabéns, porque, a cada ano, é mais difícil fazer as festas, principalmente em um lugar mais retirado da parte central do município. Disse que conhece o Padre Adão da casa do Senhor Ivo e que ele é uma pessoa espetacular. Relatou que, toda vez que o vê, pede para que ele abençoe um terço que usa, de Nossa Senhora Aparecida. Como ele abençoou o terço novamente, pediu que Nossa Senhora Aparecida continue abençoando o Padre Adão nessa missão, que não é fácil, a missão de padre, dirigente espiritual. Afirmou que não é fácil, pois é uma escolha de vida em que ele precisa estar sempre disposto a atender espiritualmente toda a população, principalmente a comunidade do Cubatão. Disse que aquela era a mensagem daquele dia. Agradeceu ao Senhor Presidente e pediu que o bom Cristo abençoasse a população de Guaratuba. Em seguida, disse que, somente para terminar, não havia marcado aquilo, pediu desculpas, mas que haveria uma notícia, Senhor Alaor, junto com o seu pedido. Disse que parecia que a enfermeira havia sido contratada, acreditando que havia sido chamada pelo concurso, e que, nos próximos dias, a população da comunidade rural do Cubatão teria esse atendimento. Relatou que todos os vereadores da base haviam assinado o pedido e que o Prefeito Maurício Lense havia atendido à solicitação, sendo que uma ambulância estaria indo para atender a população do local. Agradeceu ao Senhor Presidente. ------------------------------------------------ZAQUEU CLARINDA: Cumprimentou o Senhor Presidente, o público presente e os nobres pares, desejando boas-vindas. Cumprimentou o Secretário de Saúde, dizendo que todos sabem que não é uma tarefa fácil ser Secretário de Saúde, pois a saúde não se conserta, vai se remendando o tempo todo, e não é fácil. Deu as boas-vindas à Secretária Juliana, da Secretaria de Esportes. Cumprimentou sua esposa, Cláudia Leite, dizendo que ela era sempre bem-vinda e que era um orgulho tê-la presente na Câmara Municipal. Disse que gostaria de comprar a ideia da fiscalização das casinhas junto com os dois e que, quando houvesse reunião com o Secretário, gostaria de participar. Afirmou que vê que as casinhas fazem a diferença, pois há pouca área de lazer em Guaratuba. Disse que vê que as casinhas movimentam o ano todo e que, como bem colocou o Vereador Diego, vem gente de tudo quanto é canto, até de fora do país, para visitar a nossa Baía. Ressaltou que é importante preservar também e disse que entende o requerimento apresentado pelo Vereador Fábio Bilek, considerando-o válido. Afirmou que, com a união daquela Casa, iriam regularizar e as criancinhas voltariam a sorrir para quem loca as casinhas também. Sobre a Bravo e a Alfa, disse que era “show de bola”. Afirmou que Maurício deu o aval para Adônis, que Adônis correu atrás, e que viu o empenho daquela Secretaria para que as coisas acontecessem. Questionou qual era a vantagem e disse que tinham as duas Bravo e uma Alfa atendendo os três municípios, Pontal, Matinhos e Guaratuba. Disse que, além de não atender os sete, como era antigamente, atenderia somente os três, o que conseguiria dar uma resposta maior para a população. Afirmou que não é fácil fazer o certo e que fazer o certo não é fácil. Disse que a rádio pode falar à noite e que, infelizmente, havia dois pau-mandado lá que não sabem nem o que estão fazendo e são muito mal pagos para fazer o desserviço. Afirmou que o que os caras fazem lá é desinformação e que, infelizmente, poderiam usar aquele veículo de comunicação para o bem da cidade, mas fazem o desserviço. Disse que iria até fazer um apelo aos empresários que ajudam a patrocinar a rádio para que repensassem, pois é com o dinheiro deles que fazem o desserviço, infelizmente, denegrindo a imagem da cidade. Afirmou que vê um Prefeito trabalhando dia e noite para que as coisas aconteçam e que estão acontecendo, mas que, infelizmente, mentir é mais fácil. Disse que o ex-vereador e ex-prefeito, “boca de geleia”, que gosta de mentir, teria a hora dele chegando. Afirmou que, infelizmente, o tempo da tribuna seria pouco para falar e que teria que fazer uma live para falar o que tinha que falar dele, do “boca de geleia” que gosta de mentir para a população. Disse que ele, infelizmente, usou uma manobra política para poder ser candidato. Afirmou que as contas foram reprovadas naquela Casa, mas que a hora dele estava chegando. Finalizou dizendo que era isso e que as criancinhas voltariam a sorrir, enquanto os “pau-mandado” de lá poderiam continuar falando mal. Disse que faria um desafio para os dois: que saíssem candidatos na próxima eleição, se filiassem ao partido, fizessem 600 votos e viessem ocupar uma cadeira naquela Casa. Perguntou se estava tudo bem e afirmou que o recado estava dado. --------------RICARDO DE BORBA: Antes de encerrar, registrou a presença da Secretária de Esportes, já mencionada, do Secretário de Saúde e de Luciano Bombeiro, dando-lhes as boas-vindas à Casa. Disse que já haviam sido trazidas boas notícias em relação à saúde e ao esporte, que o Vereador Fábio também havia mencionado. Explicou que queria apenas registrar a presença deles, pois não os havia mencionado quando esteve na tribuna.   ---------------------------------------

ENCERRAMENTO – Nada mais havendo a ser deliberado, o Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a Sessão, marcando a próxima Sessão Ordinária para o dia 10 de agosto de 2026, às 18:00min (dezoito) horas. Para constar, eu (Marcilaine Santana – Auxiliar de Expediente) redigi e digitei.__________Diego Pires (Diretor Legislativo) bem e fielmente conferi a presente Ata ----------------------------------------------------------------------------

RICARDO BORBA

Presidente

ZAQUEU CLARINDA

1º Secretário

Notícias

Câmara Municipal recebe alunos da EJA em visita ...

A Câmara Municipal de Guaratuba recebeu nesta terça-feira a visita de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Gratulino ...

Câmara realiza Sessão Plenária

Nesta segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Guaratuba realizou a vigésima sétima sessão ordinária do segundo período legislativo de 2026.