DATA – HORÁRIO – LOCAL – 04 (quatro) de maio de 2026 (dois mil e vinte e seis), às 18h00min (dezoito) horas, no Plenário da Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná. ------------------------------------------------------------
PRESENÇAS – RICARDO DE BORBA Presidente, JULIANO DA ROSA DE PAULA Vice-Presidente, CÁTIA REGINA SILVANO 1ª Secretária, MARIA DA SILVA BATISTA 2ª Secretária e demais vereadores ADRIANA CORRÊA FONTE, DIEGO CORRÊA ELICKAR, EDNA APARECIDA DE OLIVEIRA CASTRO VACA, FELIPE HUNING DE CARVALHO, MÁRCIO SAKAJIRI TARRAN, RICARDO PAIXÃO DE MACEDO, SANDRA BERTIPAGLIA, WALLACE APARECIDO DE AGUIAR, ZAQUEU CLARINDA. ------------------------
ABERTURA – Sob a proteção de Deus e verificando a existência de número legal de parlamentares, o Presidente declarou aberta a Sessão Ordinária, que se constitui da Décima Segunda Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2026, dentro da Décima Nona Legislatura. De conformidade com o disposto no art. 83 do Regimento Interno da Câmara Municipal deu-se inicio ao expediente da presente Sessão. ----------------------------------------------------------
ATA DA SESSÃO ANTERIOR – Considerando que não houve qualquer restrição ou impugnação, ficam declarada aprovada a ata da Sessão Ordinária do dia 27 de maio de 2026. ---------------------------------------------------------------------
POSSE DE VEREADORA-----------------------------------------------------------------------Em atendimento aos artigos 23 e 222 do Regimento Interno, o Presidente convidou a Vereadora Edna Aparecida Oliveira de Castro Vaca para prestar o compromisso legal e assinar o termo de posse, dando início às suas atividades parlamentares. A Vereadora proferiu o seguinte compromisso: “Eu, Edna Aparecida Oliveira de Castro Vaca, prometo cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado do Paraná e a Lei Orgânica do Município de Guaratuba, observar as leis, desempenhar com lealdade o mandato que me foi conferido e trabalhar pelo progresso do município e pelo bem-estar do seu povo. Assim prometo.” Mediante o compromisso legal e assinatura do termo de posse, o Presidente declarou empossada como Vereadora titular a Vereadora Edna Aparecida Oliveira de Castro Vaca para o quadriênio 2025-2028. ------------------------------------------------
EXPEDIENTES ------------------------------------------------------------------------------------
Projeto de Lei do Executivo Nº 1719/26 – de autoria do Prefeito Mauricio Lense – "Regulamenta a Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social como Equipe Multiprofissional nas redes públicas de educação básica do Município de Guaratuba". -------------------------------------------------------------------------------------
Projeto de Lei Nº 1014/26 – de autoria da Vereadora Cátia Regina Silvano e demais vereadores – Concede Título de Cidadão Honorário do Município de Guaratuba ao Senhor José Francisco Borges. --------------------------------------------
Projeto de Lei Nº 1015/26 – de autoria da Vereadora Cátia Regina Silvano e demais vereadores – "Concede Título de Cidadão Honorário do Município de Guaratuba ao Senhor Luiz Antônio Pereira". ----------------------------------------------
Moção de Aplausos 0007/26 – de autoria do Vereador Márcio Sakajiri Tarran e demais vereadores – Senhor Presidente, este Vereador, no exercício de suas atribuições que lhe são conferidas, com fundamento nos arts.124 e 125, ambos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Guaratuba/PR, vem respeitosamente requerer que, depois de ouvido o plenário, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS a Ana Cassia Moura de Oliveira, Angela Maria Cordeiro Tobler da Silva, Cerli Aparecida Hening Maia, Janete Bolzanel Machado, Leoni Gonçalves de Araújo Peres, Luciane Correa Goudinho, Simoni Cristina de Oliveira Corrêa, e Taciana da Cruz Ribeiro Gonçalves, evangelistas da Igreja Visão Missionária Guaratuba, e Zelina Gonçalves Florêncio, evangelista da Igreja Pentecostal. ------------------------------------------------------------
Moção de Aplausos 0011/26 – de autoria da Vereadora Cátia Regina Silvano e demais vereadores – MOÇÃO DE APLAUSOS E RECONHECIMENTO ao atleta Jocilei Macedo, pelo destaque e pelas conquistas obtidas no atletismo, representando com orgulho o Município de Guaratuba. --------------------------------
REQUERIMENTOS: ------------------------------------------------------------------------------
Requerimento Nº 0005/26 – de autoria da Vereadora Sandra Bertipaglia – Solicitando que seja expedido Ofício ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), com a finalidade de: Viabilizar a construção de calçadas em ambos os lados da via, na Avenida Paraná, no trecho compreendido entre as Ruas Nazir Mafra Saporski e a Rua Demetrio Elias Djazi, Balneário Eliane neste Município de Guaratuba/PR; Bem como, a instalação de redutores de velocidade na Avenida Paraná, nos seguintes trechos: Um entre a Rua Demétrio Elias Djazi e a Rua Manoel Cândido Pereira (nas proximidades do Supermercado Bavaresco); E outro, entre as Ruas Nazir Mafra Saporski e a Rua Tenente Estefano Zwierz (nas proximidades da ABESSFI). EM DISCUSSÃO – Não houve. EM VOTAÇÃO ÚNICA – APROVADO por unanimidade. ---------------------------------------------------------------------------------------
INDICAÇÕES: -------------------------------------------------------------------------------------
Indicações Nº 0020/2026 – de autoria Adriana Corrêa Fontes – Para realizar o nivelamento da tampa de bueiro e correção dos bloquetes localizado na Rua Maria Bastos esquina com a Rua Dr. João Cândido. Indicações Nº 0018/2026 – de autoria Felipe Huning de Carvalho – Apresentação de projeto de lei para regulamentação e implantação do Programa de Recuperação Fiscal - REFIS, possibilitando ao contribuinte saldar, por meio de parcelamento ou quitação, seus débitos tributários junto ao município, com redução de juros e multas. PELA ORDEM: O Vereador Felipe lembrou que durante o REFIS do ano passado, foi apresentada uma indicação conjunta no dia 24/02 e o projeto de lei veio para a Casa no dia 23/04/25. Afirmou que é muito importante que o Executivo pense com carinho sobre esta situação de mandar o REFIS para a Casa, para que possa ser aprovado logo, pois há muita gente cobrando para poderem deixar em dia a situação de seus IPTUs. Indicações Nº 0019/2026 – de autoria Felipe Huning de Carvalho – Obras de melhorias na Rua Marechal Deodoro, trecho entre a Rua Alcides Pereira e Rua Capitão Joaquim Braga - Vila Esperança. Indicações Nº 0020/2026 – de autoria Felipe Huning de Carvalho – Manutenção, limpeza e roçada no Cemitério Municipal Bom Jesus - Bairro Piçarras. Indicações Nº 0071/2026 – de autoria Sandra Bertipaglia – Solicitando ao departamento competente, a limpeza de valetas próximas a Rua Engenheiro Nelson Luís Wolski Veloso, bairro Prainha, nesta Cidade Guaratuba PR.--------------------------------------------------------------------------------------
TRIBUNA LIVRE: --------------------------------------------------------------------------------- WALLACE APARECIDO DE AGUIAR: ‘’Boa noite a todos que nos assistem pelas redes sociais, boa noite a todos aqui presentes, cumprimentando o Senhor Presidente, cumprimento os demais vereadores aqui. Senhor Presidente, hoje eu subo aqui nessa tribuna como uma forma de repúdio, uma nota de repúdio em relação ao Ibama. Alguns de vocês devem ter recebido essa semana o acontecido ali em Santa Catarina, quando o Ibama abordou uma embarcação no dia 29 de abril, onde disparou contra os pescadores, tiros, numa abordagem. Já deixo muito bem claro, não sou contra e não estou julgando o ato de fiscalização, isso é necessário, isso é importante. Estou julgando aqui a forma da abordagem. Não é um caso isolado. No dia 29 de abril, quando aconteceu isso em Santa Catarina, não foi um caso isolado. Inclusive, aconteceu já em Guaratuba. Inclusive, eu posso dizer com todas as letras que a forma de abordagem agressiva de alguns determinados agentes do Ibama aconteceu com o meu pai. O meu pai, quando estava com uma embarcação no período de defeso, há uns sete, oito anos atrás aqui em Guaratuba, foi abordado por uma equipe do Ibama, no Trapiche Municipal, com o convés aberto, num sol que Deus mandava, sem almoçar, e o Ibama abordou. Como não tinha como aplicar uma multa, utilizou algo retroativo. Utilizou algo que tinha acontecido no passado, que não estava ilegal. E multaram o meu pai em 70 mil reais. Quando eu chego no ato da situação, e questiono a situação, ou a gente fala, se está tudo certo, entra na justiça. Isso é a forma de fazer uma abordagem? Entramos na justiça, estávamos certo, entramos na justiça, graças a Deus ganhamos uma ação. Só que quantas noites a gente fica sem dormir? O meu pai foi humilhado. E quando outro pescador viu a situação, porque são armas pessoais, são armas grandes, não são que nossos policiais militares usam aqui na nossa cidade. São armas grandes, que assustam qualquer um. Então, volto a dizer, não estou aqui julgando o ato de fiscalização, mas o Ibama precisa ter um pouco mais de respeito e humanidade com pessoas. São pessoas. Eu subo sempre aqui, eu converso com vocês, eu represento, indiretamente hoje, não mais como presidente, mas trabalhando com o meu gabinete, o setor pesqueiro. Porque eu vivo isso, eu vivo diariamente. Então, eu como filho de pescador, abrir um vídeo onde um pescador, um pai de família, está levando tiro em alto mar, dói. Porque eu posso estar vendo meu pai ali, posso estar vendo um parente ali. Pensa o ato de desespero. A única arma que o pescador tinha naquele momento era um celular, para poder filmar. Porque eu volto a dizer, não vou generalizar, não posso generalizar porque, como presidente de uma associação, eu tive bons contatos e tenho bons contatos com equipes de fiscalizações ambientais, como o Ibama. Até porque precisa existir essa parceria entre o setor pesqueiro, entre o setor fiscalizatório e principalmente o Ibama. Até porque é de interesse maior do pescador que a natureza continue trazendo camarão, trazendo peixe. Porque meu pai não tem salário garantido. Mas o cara que está numa lancha do Ibama, com uma metralhadora ou com qualquer outra arma, fazendo fiscalização, todo mês cai o salário dele. Então, é muito mais importante que para um pescador siga as regras e não passe por essa situação do que para um oficial do Ibama. Volto a dizer e volto a repetir e sempre vou repetir. Não posso generalizar, de forma nenhuma. Como eu digo, a gente tem contatos e a gente precisa desses contatos e a gente precisa trabalhar. Se fala muito na questão da sustentabilidade. Senhoras e senhores, a questão da sustentabilidade é um tripé onde entra a questão ambiental, que são os recursos naturais, a questão social, a questão do bem-estar humano e a questão da economia, que é a questão do desenvolvimento responsável. É o tripé. Nós, diariamente, aqui em Guaratuba, vivemos esse tripé. Principalmente quem vive direto ou indiretamente do setor pesqueiro. Como Santa Catarina, como São Paulo, litoral de São Paulo, litoral de Santa Catarina. Então é inadmissível que um ato desse ocorra. Precisa fazer abordagem. Precisa e ela é digna. Mas também precisa ser digna a quem está sendo abordado. Se existe uma questão que a gente pode levantar é que ninguém está acima da lei. Da mesma forma que ninguém pode estar abaixo da dignidade humana. E volto e repito para vocês. Assistiu um vídeo onde o fiscal do Ibama está com palavras chulas que eu não posso nem repetir em cima dessa tribuna e dando três tiros em uma embarcação? É um ato desesperatório que isso não pode acontecer. Por isso eu digo, senhores, a gente precisa que tenha fiscalização, a gente precisa que tenha o trabalho em equipe, porque é importante, mas acima de tudo a gente precisa que qualquer servidor ou qualquer pessoa uma com a outra tenha o respeito e dê a outra a dignidade. Com isso eu concluo minha palavra, Senhor Presidente’’. ----------------------------------------------------------MÁRCIO SAKAJIRI TARRAN: ‘’Senhor Presidente, boa noite, boa noite Mesa Diretora, senhores vereadores, público presente, população de Guaratuba, que me traz aqui hoje na tribuna. Dia primeiro começou a abertura da pesca, e os trabalhadores da pesca saíram com seus barcos em alto mar para trazer a produção. É um setor que não é muito o meu foco, mas como conheço os pescadores, eles trouxeram uma dúvida que vou trazer junto aos pares aqui, os senhores vereadores, que nós precisamos aí junto com a Administração, junto com as lideranças e deputados, para que, quando eles voltarem agora, entre sexta-feira, sábado e domingo, eles vão precisar ter o local preparado para retirar do barco a produção pesqueira. E o que nós temos hoje, que nós estamos vivendo, e o que deixa preocupado para o ramo pesqueiro, é que uma das maiores empresas de pé de salga, que seria o João Sulim, foi vendida, e o trapiche que estava lá não vai ser mais utilizado no decorrer dos próximos dias. Temos aí uma cooperativa, que foi feita algumas modificações na gestão passada, temos ali o trapiche do mercado municipal, que também absorve uma grande quantidade de pescado, mas hoje nós temos um braço forte da economia do município de Guaratuba, que em 2025 gerou de renda mais de 50 milhões, chegando a quase 59 milhões, chegando a quase 60 milhões. E o pessoal vai ter que fazer o que? Vai ficar, ainda nós estamos em 2026, aonde foi prometido para eles, e é o que eles ficam solicitando e estão pedindo a solução, vão voltar e vão ter que fazer toda a retirada do pescado do modo antigo. A PARTE VEREADOR ZAQUEU: ‘’Estive lá em Brasília, às vezes o Vereador é criticado, ou está passeando, a gente esteve em Brasília tratando justamente sobre isso. Estivemos lá falando com o Ministro da Pesca, o Wallace está inteirado da situação, é preocupante mesmo. O Beto, da Casa do Pescado hoje, que é o que mais descarrega os barcos, está preocupado, que não vai conseguir suportar a demanda. E a gente tem um projeto da cooperativa, o Wallace tem acompanhado bem de pertinho, vai ser licitada a carreira, talvez até tem que inverter, em vez da carreira, fazer primeiro a descarga com a esteira. E outro dia até critiquei que o ex-secretário de pesca tiveram a capacidade de comprar a esteira errada, a esteira que eles têm guardada, digamos lá, desperdiçado, é para peixe, não vai nem conseguir aproveitar aquela esteira lá, lamentavelmente. Então, eu volto a repetir, infelizmente estamos muito atrasados, pouco foi feito, ficamos só com a migalha do pão até hoje. Então, o progresso veio, a ponte está aí, mas infelizmente estamos atrasados em pelo menos 20 anos. Obrigado, Márcio’’. MÁRCIO RETOMA: Senhor Vereador, Senhor residente, esse é o foco principal. Se as esteiras que foram compradas estivessem aí nos locais certos e trabalhando, a produção de um pescado, de pescado de uma embarcação de oito toneladas, nove toneladas, poderia estar sendo retirada em duas horas. E no momento aí, nós temos aí, estão fazendo no tempo antigo, e pode demorar de cinco a seis horas aí, dependendo a produção, tudo debaixo de sol, tudo debaixo de chuva, como é feito aí em tantos anos que nós estamos em Guaratuba aí vendo. Senhor Clarinda, Senhor Clarinda, está aqui a foto da esteira, duas esteiras, que daí eu fui verificar debaixo do barracão, as esteiras têm dois metros de largura e o local onde ia ser utilizado não ia dar passagem, Senhor Clarinda. As pessoas se colocassem a esteira, como é que elas iam passar lá? Porque não houve um estudo, a outra piste, infelizmente, não tinha largura aí apropriada para fazer essa retirada. Para estar eliminando aí uma das dificuldades do pilar da economia de Guaratuba, não foi feito um estudo. E o que o Senhor me traz aqui foi o que o Secretário de Pesca e Agricultura me passou. Pasme que foi feita a licitação da compra das esteiras, e não foi uma, foram duas esteiras, para pescado e não para crustáceo. O que isso significa? Que na hora que colocassem a produção nas esteiras, o camarão ia cair para o lado de fora, porque ela não é preparada para isso. E daí nós vemos lá um investimento que o Secretário está tentando verificar com a empresa que forneceu, para ver se tem como adaptar o recurso. Enquanto isso, os pescadores debaixo de sol, debaixo de chuva, vão fazer a descarga do modo antigo. No balaio, na caixa, onde poderia estar aí muito mais rápido, as pessoas que precisam descarregar, porque agora é a época de safra, nós sabemos que quanto mais tempo parado no porto para poder fazer o descarregamento da produção, é menos dias de produção lá fora. Por quê? Porque as embarcações estão todo dia, elas vêm aqui, já descarregam e já saem, porque se elas perderem agora o início da pesca, onde a produção é maior, daqui um mês, um mês e meio, já não vai ter mesmo a produção. Então, não é o trazer o antigo, é aprender com o que passou no passado. Aprender, modificar o presente aqui e se preparar para o futuro. O que nós não podemos deixar, como fiscalizador, é que isso aconteça. Aonde que uma equipe inteira não conseguiu nem ir lá para medir o trapiche, para ver se a esteira tinha o tamanho adequado para o local que estava indo. Então, os pescadores que vieram, eu falei que ia subir na tribuna, trazer o motivo, a preocupação deles e não é uma... A PARTE VEREADOR WALLACE: ‘’Não tenho o que falar em relação às suas falas, é a pura da realidade. Algumas pessoas questionam, pô, mas já passou um ano e meio, não fizeram nada? Cara, a carreira, a gente está correndo ali desde aquela vez da Brasília, correndo atrás das coisas da carreira. Estamos em momento de licenças, infelizmente demora, como mesmo as pessoas às vezes puxam da gente, julgam a gente, né? Pô, mas já está um ano e meio e não fizemos nada? Um ano e meio e não fizemos nada. Processos estão lá, correndo, mas dinheiro tem na conta, Nishimura já mandou para fazer a carreira, porém precisa dar licenças para fazer a carreira. Tem essa questão gigante, esse problema gigante, inclusive passou nessa Casa o ano passado uma lei para poder fazer um trabalho em relação às notas produtoras ali, para fazer um romaneio para as empresas poderem transitar na cidade, porque, de fato, a cooperativa local que eles descarregam hoje não tem a estrutura para poder descarregar, pesar, gelar e bater caixa. E, realmente, é um ano e meio, só que não é um ano e meio. Para trás a gente teve muitos problemas, e não teve soluções, infelizmente. Essa descarga, de fato, é uma petrecho de descarga que não serve para a nossa realidade. Esperamos que, de fato, o Secretário, o atual Secretário Dagoberto, ou mesmo o Prefeito, ou qualquer outra pessoa consiga fazer uma troca, ou alguma forma que venha, de fato, uma carreira para ser colocado um trapiche lá da cooperativa. Não é algo tão difícil de fazer se tiver essa carreira, desculpa, essa descarga. Mas, atual, a máquina que está lá para fazer a descarga, infelizmente, não é da nossa realidade. Não adianta colocar para dizer que colocaram, tirar fotinha, só para fazer fotinha e pronto. Não, como o Senhor acabou de falar mesmo, Vereador, não é para a nossa realidade. Só que as coisas, realmente, demoram. Infelizmente, essa parte é burocrática, mas, assim, estamos todos correndo, vocês aqui todos, inclusive, da legislatura passada, mandaram dinheiro para a cooperativa de lá, através de verbo positivo, o Presidente hoje, que na época era vereador, conseguiu o dinheiro para fazer ali o trapiche do mercado municipal. E, assim, infelizmente, tem muitas questões burocráticas, mas, assim, a gente está trabalhando, todos em conjunto, todos em conjunto, porque a eleição é lá daqui dois anos. A gente precisa resolver as coisas que, de fato, está com problema e parabéns pelas suas falas’’. MÁRCIO RETOMA: Obrigado, Vereador Wallace. Sabemos aí o quanto o senhor luta pela atividade pesqueira, presidente da associação, agora com a nova presidente, espero que ela faça um bom trabalho. E o que deixa aqui é um ar de preocupação e de desespero do próprio pescador, porque eles... E detalhe, população, se vocês... Eu tentei pesquisar isso aqui, nas redes sociais, no jornal, não consegue... Por que será que não houve? Tudo era maravilhoso, qualquer coisinha estava nas redes sociais. E por que eu não consegui achar? Será que foi por causa do erro? Só para terminar, Senhor Presidente, será que foi o erro? Será que não deu certo a compra? E daí vocês acham que eu sou Judas? Eu não sou Judas, eu vim aqui para fazer o meu... A PARTE VEREADOR ZAQUEU: ‘’Para alguém deu certo a compra, pode ter certeza’’. MÁRCIO RETOMA: E daí nós vemos aí que não conseguimos informações. Pode ir Vereador Juliano Petruquio. A PARTE VEREADOR JULIANO: ‘’ Muito bem, Vereador. Questão de tudo o que o Vereador fala aí, essa casa aqui em 2021, na sua primeira emenda impositiva a ser discutida, fez um ato de grandeza aí, e um dos primeiros setores a colocar em prática foi o setor pesqueiro. Onde todos os vereadores que faziam parte da legislatura do ano passado, a gente destinou recurso aí a três setores. Pesca, turismo e esporte. Da mesma forma que a gente viu uma mal condução do dinheiro da pesca, onde lá tinha o dinheiro da emenda impositiva dos pescadores, tinha mais um recurso da Linus, que era para acontecer a reforma do trapiche, a rampa, a carreira pública e atira para o pescador estar fazendo o seu manuseio da pesca da forma correta para que não viesse a ser prejudicado hoje pelo que a vigilância sanitária exige. A gente viu que nem no projeto da reforma do trapiche foi contemplado lá o lugar adequado para a esteira. A própria esteira foi comprada de peixe, em lugar da esteira de camarão. Também vimos um mal uso na questão do esporte, onde a gente mandou para o Bolsa Atleta. Isso era para contemplar os atletas do município e foi um uso muito mal do recurso. Então a gente acaba, enquanto vereador, às vezes não vendo as coisas acontecerem, por, da parte do executivo, não ter a sua competência correta. Então a vontade de cada um aqui é de fazer, mas conta muito com o executivo, para que a coisa aconteça e a população ganhe’’. MÁRCIO RETOMA: Trazendo aqui e finalizando, Senhor Presidente, tinha mais uma fala, vou deixar para semana que vem, mas é preocupante, é um desabafo aqui dos pescadores que eu conheço e provavelmente vocês também devem ter essa preocupação com a população de Guaratuba. E vamos trazer as informações, se alguém tiver alguma informação, explicar o que aconteceu com a esteira que era para camarão e compraram de peixe, que não conseguem colocar em um trapiche, porque tem dois metros de largura e não consegue ser adaptado lá. E é o secretário de pesca da gestão passada, marido da nossa ex-candidata e a vereadora. Desculpe, a prefeita. Então fica aqui para a população prestar atenção e continuar cobrando dos vereadores para poder conseguir uma solução o mais rápido possível para o ramo de pesca desse município. Obrigado. Deus abençoe a população. Boa noite’’. --------------------------------------
ORDEM DO DIA ---------------------------------------------------------------------------------
Projeto de Lei Nº 1013/26 – de autoria da Vereadora Adriana Corrêa Fontes – "CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO MUNICÍPIO DE GUARATUBA AO SENHOR SANDRO ALEX CRUZ DE OLIVEIRA". EM DISCUSSÃO – não houve. APROVADO por unanimidade EM PRIMEIRA VOTAÇÃO. ------------------------------------------------------------------------------------------
Moção de Aplausos 09/26 – de autoria da Vereadora Maria da Silva Batista e demais vereadores – Moção de aplausos ao atleta João Victor Santiago, em reconhecimento à sua destacada trajetória esportiva, marcada por dedicação, talento e perseverança, culminando com sua convocação para a Seleção Brasileira Sub-20 de Futsal e a conquista do título da CONMEBOL Sub-20, levando o nome de Guaratuba ao cenário nacional e internacional e tornando-se exemplo de inspiração para a comunidade. EM DISCUSSÃO – Não houve. EM VOTAÇÃO ÚNICA – APROVADO por unanimidade. ------------------------------
Projeto de Lei Nº 998/26 – de autoria do Vereador Wallace Aparecido de Aguiar – Institui, no âmbito do Município de Guaratuba, política de incentivo ao corte e à substituição de árvores das espécies Ficus benjamina, Ficus retusa, Ficus elastica e Ficus microcarpa existentes em logradouros públicos, praças e parques municipais, e dá outras providências. EM DISCUSSÃO – não houve. APROVADO por unanimidade EM SEGUNDA VOTAÇÃO. ---------------------------
EXPLICAÇÃO PESSOAL ---------------------------------------------------------------------CÁTIA REGINA SILVANO: Cumprimentou o Presidente, os vereadores, vereadoras, o público presente, os internautas e a comunidade surda. Iniciou sua fala comentando sobre o aniversário da cidade, parabenizando a Secretária de Educação, os professores, servidores das escolas, os CMEIs e todos os envolvidos no desfile realizado no dia 1º, classificando o evento como muito bonito. Comentou sobre a inauguração da ponte, afirmando que sua palavra, assim como acreditava ser a dos demais vereadores, era “gratidão”. Manifestou agradecimento ao Governador por enfrentar diversos obstáculos e levar adiante o sonho da Ponte de Guaratuba. Também destacou os funcionários do Ferry Boat, afirmando que trabalharam durante anos desempenhando suas funções com maestria, suportando desaforos de turistas que queriam as coisas “para ontem”. Manifestou gratidão pelo serviço prestado e desejou que Deus abrisse novos caminhos profissionais para esses trabalhadores, diante da possibilidade de ficarem desempregados após a inauguração da ponte. Comentou sobre a Maratona, classificando o evento como “fora do comum” e destacando que fomentou muito o comércio de Guaratuba. Parabenizou todos os envolvidos, especialmente Rafael Pinheiro, Presidente da Expo Guaratuba, responsável pela realização do evento. Destacou que o evento ocorria até aquele momento e afirmou que esteve presente no sábado, relatando que o local estava lotado. Disse que o povo de Guaratuba gosta de eventos desse nível, com vários shows, classificando-os como tradição da cidade. Finalizou afirmando que gostaria que eventos como esse acontecessem mais vezes durante o ano, com união entre o Prefeito e demais envolvidos. --------------------------------------------------------------------------------DIEGO CORREA ELICKAR: Cumprimentou o Presidente, os demais membros da Mesa, os vereadores, o público presente e, em especial, o novo Subprefeito do Coroados, Vilmar, desejando-lhe boas-vindas à Casa de Leis. Afirmou que o município viveu um final de semana atípico. Disse que naquele ano completaria 40 anos de idade e também 40 anos morando em Guaratuba, ressaltando nunca ter visto a cidade tão movimentada quanto naquele final de semana. Citou as diversas atrações realizadas, mencionando a Maratona da Ponte, que contou com mais de 20 mil inscritos, além da inauguração da Ponte de Guaratuba, considerada por ele um marco histórico e uma obra aguardada há mais de 40 anos pelos moradores. Parabenizou o Governador Ratinho Júnior por tirar a obra do papel, bem como todos os trabalhadores envolvidos na construção da ponte, destacando que a obra foi concluída em tempo recorde, em pouco mais de dois anos. Na sequência, também destacou o desfile cívico realizado no município, classificando-o como muito bem organizado. Disse que o Prefeito acertou ao adiar o evento devido à forte chuva ocorrida no dia 29 de abril, ressaltando que os alunos não precisaram desfilar debaixo da chuva, sendo o desfile transferido para o dia 1º de maio. Ainda comentou sobre a realização da primeira Expo Guaratuba, encerrada naquela data, parabenizando Rafael Pinheiro e Ralph pela competência e organização do evento, afirmando que a Expo “caiu no gosto da população”. Relatou que, em conversa com Rafael, ouviu que já existe a intenção de realizar a segunda edição da Expo Guaratuba no ano seguinte. Por fim, destacou que a Maratona da Ponte também já teria sido confirmada para o próximo ano, durante o período da Páscoa, como a segunda Maratona Internacional da Ponte de Guaratuba. Segundo ele, são eventos que fomentam o comércio da cidade e que agradaram a população. Encerrou sua fala agradecendo a todos os envolvidos na organização dos eventos e desejou boa noite a todos. ----------EDNA APARECIDA OLIVEIRA DE CASTRO VACA: Cumprimentou o Presidente, os nobres pares, o público presente, os secretários do Meio Ambiente e Urbanismo, Vilmar Farias, e o Subprefeito Vilmar Antônio. Também cumprimentou os internautas que acompanhavam a Sessão pelas redes sociais. Destacou que, durante a semana, o município teve a oportunidade de realizar excelentes eventos, ressaltando que esse reconhecimento vinha da própria população. Disse que era muito gratificante trabalhar e ouvir das pessoas elogios sobre os acontecimentos realizados na cidade. Comentou sobre o desfile cívico, afirmando que houve grande participação tanto da área urbana quanto da área rural, classificando o evento como bonito e destacando que turistas presentes comentavam fazia muito tempo que não participavam de um desfile cívico com escolas, o que despertava lembranças da infância e sentimento de saudosismo. Mencionou a realização da primeira Expo Guaratuba e da Primeira Maratona Internacional, ressaltando que a maratona passou a integrar o calendário nacional. Também destacou o Dia do Trabalhador, data em que ocorreu a inauguração da Ponte de Guaratuba, considerada por ela uma obra que traria futuro para a cidade. Relembrou uma fala do ex-governador Requião, que dizia que “o Paraná terminava no ferry boat”, afirmando que, atualmente, entendia que a frase refletia a realidade vivida anteriormente pelo município. Segundo ela, a ponte representava o fim do retrocesso e faria com que Guaratuba passasse a integrar efetivamente o Estado. Classificou a obra como “a Ponte da Vitória”, fruto de uma luta de muitos anos, afirmando que ela trouxe alegria não apenas para Guaratuba, mas para todo o litoral paranaense. Destacou ainda a repercussão da obra em todo o Brasil e até fora do país, citando o jornal Estadão como um dos veículos que deram ampla divulgação à inauguração da ponte. Disse que, para os guaratubanos, o dia 1º de maio foi motivo de alegria. Afirmou que a concretização da obra só foi possível porque a população do Paraná e de Guaratuba apoiou, em 2018, a candidatura do Governador Ratinho Júnior. Segundo ela, a inauguração da ponte era resultado de uma construção iniciada há oito ou dez anos, ressaltando que cada voto e cada confiança depositada no Governo Estadual contribuíram para aquele resultado. Também afirmou que cada trabalhador envolvido na obra, cada deputado que aprovou medidas necessárias e cada instituto que concedeu liberações ambientais fizeram parte dessa construção coletiva. Acrescentou que o Prefeito Maurício Lense também acompanhou toda a evolução da obra, especialmente no planejamento viário e na integração das secretarias municipais. Destacou a atuação da Secretaria de Segurança, afirmando que a Guarda Municipal anteriormente possuía apenas “uma camiseta branca e uma calça”, mas que atualmente estava toda aparelhada. Disse ainda que a Guarda deu respaldo durante o período das obras, especialmente no bairro Caieiras, que poderia sofrer mais impactos durante a construção da ponte. Afirmou que ao longo de quase dois anos, houve participação não apenas do Governador Ratinho Júnior, mas também do Prefeito Maurício Lense e de todas as secretarias municipais. Finalizou dizendo que a ponte representa um futuro com mais esperança e certeza de dias melhores, defendendo que a população continue participando desse processo, pois seria ela quem sentiria os resultados positivos dessa construção. Encerrando sua fala, afirmou que esse é o grupo de trabalho do Prefeito Maurício Lense. ------------------------------------------------------------------------------------WALLACE APARECIDO DE AGUIAR: Cumprimentou o Senhor Presidente, os vereadores presentes, os internautas que acompanhavam pelas redes sociais e o público presente. Em seguida, agradeceu à sua equipe pelo trabalho desenvolvido, destacando que, mesmo estando presentes na Sessão, continuavam trabalhando arduamente para garantir a participação das escolas em um importante projeto realizado no município. Informou que Guaratuba estava recebendo oficialmente a carreta da Expedição do Conhecimento, projeto vindo da Itaipu, voltado às crianças, com foco em sustentabilidade. Explicou que a carreta contava com cinema, atividades interativas sobre fauna e flora e diversas atrações educativas. Destacou que a estrutura havia sido instalada ao lado do Ginásio José Richa e que o prefeito esteve no local para conhecer o projeto. Disse ainda que as escolas estavam se organizando juntamente com sua equipe para acompanhar as atividades desenvolvidas na carreta. Também ressaltou que, a partir do dia seguinte, das 18h às 20h, a carreta estaria aberta ao público em geral, permitindo que as pessoas que não estavam nas escolas também pudessem conhecer o projeto. Agradeceu novamente à Itaipu pela parceria com o município, afirmando que a empresa vinha investindo bastante em Guaratuba, tanto financeiramente quanto por meio de projetos. Estendeu os agradecimentos ao Núcleo Socioambiental da Itaipu e ao Itaipu Parquetec pelo apoio ao setor. Na sequência, comentou sobre os eventos realizados no município. Disse que a maioria das pessoas o conhecia e sabia que ele raramente participava de festas, por não gostar desse tipo de evento. No entanto, afirmou que isso não lhe dava o direito de criticar os eventos realizados na cidade. Relatou que, ao caminhar na ponte no dia anterior, viu filas enormes em Guaratuba, no ferry boat e na saída de Garuva, entendendo aquilo como um sinal positivo para o turismo da cidade. Afirmou que Guaratuba é uma cidade turística e que eventos desse porte eram fundamentais para movimentar a economia. Disse que os megaeventos realizados na cidade poderiam ter apresentado falhas por serem as primeiras edições, mas destacou que, mesmo assim, o público permaneceu e participou. Acrescentou que isso demonstrava o potencial dos eventos para os próximos anos. Voltou a afirmar que dificilmente seria visto em festas, pois não gostava desse tipo de ambiente, mas destacou que ficava feliz ao ver os eventos lotados pelas redes sociais, pois isso gerava renda e movimentava o comércio local, tanto direta quanto indiretamente, principalmente fora da temporada. Defendeu que Guaratuba não poderia mais viver apenas da temporada de verão e afirmou que a ponte ajudaria a trazer mais pessoas para eventos tradicionais, como a Festa do Divino e a Festa da Tainha. Ressaltou ainda a importância de valorizar a própria cidade, afirmando que muitas vezes as pessoas valorizavam municípios vizinhos e deixavam de reconhecer o potencial de Guaratuba. Disse que todas as festas possuem defeitos, inclusive fora da cidade, e relembrou uma fala de Dona Luísa, da Festa da Tainha, que lhe teria dito, durante a realização da primeira Festa do Pescador, que mesmo após vinte anos de evento, ainda surgiam problemas todos os anos. Comentou sobre a movimentação em Caieiras durante o evento relacionado à ponte de Guaratuba no dia 1º de maio. Disse que havia tanta gente no bairro que parecia que Guaratuba havia inclinado. Relatou que, após o encerramento do evento, as pessoas sequer sabiam se conseguiriam sair do bairro, tamanha a quantidade de público presente, classificando isso como algo muito positivo para a cidade. Também mencionou a fala do Vereador Tarran na tribuna, relacionada ao Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Vilmar. Afirmou que o Secretário “vestiu a camisa” e vinha apoiando os trabalhos desenvolvidos. Explicou que já haviam chegado à parte burocrática necessária e que, com o trabalho da equipe do Secretário, os projetos deveriam acontecer. Ressaltou que, embora houvesse recursos disponíveis, apenas o dinheiro não bastava, sendo necessária toda uma estrutura para execução das ações. Disse ainda que o Secretário vinha dando suporte tanto na área ambiental quanto no urbanismo, e que, aos poucos, as demais ações também seriam colocadas em prática. Comentou que não era possível abraçar tudo de uma vez e executar todos os projetos simultaneamente. Citou inclusive situações em que embarcações deixaram de puxar outras embarcações por falta de estrutura adequada. Agradeceu novamente ao Prefeito Maurício Lense pelo suporte dado aos projetos e voltou a agradecer ao Secretário Vilmar pelo apoio prestado. Encerrou sua fala, deixando uma homenagem às mães guaratubanas pelo Dia das Mães, destacando que, na verdade, todos os dias eram dias das mães. Disse ser grato por ainda ter sua mãe presente e reconheceu a dificuldade enfrentada por aqueles que já perderam suas mães, afirmando que a figura materna permanece guardada no coração, sendo insubstituível. ---------ZAQUEU CLARINDA: Cumprimentou o Presidente, os nobres pares, o público presente e todo o secretariado. Em seguida, comentou sobre a inauguração da ponte de Guaratuba, afirmando ter ficado emocionado ao lembrar da infância, quando trabalhava vendendo barquilha, amendoim e água mineral nas filas do ferry boat. Recordou ainda que seu primeiro emprego formal foi na Praça Lanches, quando tinha entre 13 e 14 anos de idade. Afirmou que Guaratuba só tinha a agradecer ao Governador Ratinho Júnior pela realização da obra. Relatou que havia preparado uma agenda para entregar ao Governador e que, no sábado, enquanto trabalhava cedo em um quiosque, viu a comitiva chegando e percebeu que o Governador estaria presente. Disse que chamou seu Assessor Nilson, responsável por providenciar a agenda, e conseguiram entregá-la ao Governador, que teria recebido o presente com carinho e afirmado que a utilizaria no dia a dia. Afirmou que a ponte chegou em um momento importante, mas destacou que a cidade estava atrasada por conta de obras que deveriam ter sido realizadas anteriormente e não foram. Criticou antigos grupos políticos que, segundo ele, comandaram Guaratuba durante décadas e não fizeram o que deveria ter sido feito. Citou que trabalhou para “seu Zezinho Miranda”, que teria dito que “esse povo vai fazer de Guaratuba o quintal da casa deles”, afirmando que isso acabou acontecendo. Comentou que, em razão da falta de obras estruturais no passado, o município ainda precisava se preocupar com situações básicas, citando a necessidade de uma carreira, enquanto outras prioridades, como pronto-socorro, hospital e novas escolas, também deveriam estar sendo discutidas. Disse que o responsável pela carreira, Beto, estaria preocupado com a alta demanda e que talvez não conseguisse atender a todos, precisando selecionar quem seria atendido, principalmente diante da chegada de pessoas de fora. Elogiou o Prefeito Maurício Lense, classificando-o como um homem sério, firme e honesto. Disse que fazer o certo era mais difícil e relembrou uma conversa em que ouviu críticas ao fato de o Prefeito ser “devagar”. Segundo ele, respondeu que era preferível um Prefeito devagar e honesto do que um “ligeiro”, afirmando que o trabalho correto acabaria dando certo. Afirmou que o município possui projetos, recursos e apoio do Governo Estadual, o que considerou fundamental. Também elogiou a Câmara Municipal, dizendo que era composta por pessoas sérias, honestas e trabalhadoras. Recordou uma fala do Vereador André, afirmando que talvez aquela não fosse “a melhor Câmara de todas”, mas sim a mais preparada para enfrentar os desafios do município, que não são poucos. Voltou a agradecer ao Governador Ratinho Júnior e à sua equipe, citando o Secretário Sandro Alex, que, segundo ele, já teria sido anunciado como sucessor político do Governador. Declarou publicamente seu apoio a Sandro Alex, afirmando que o trabalho de Ratinho Júnior precisava continuar e que muitos avanços ainda dependiam da continuidade daquele grupo político. Citou obras e projetos que, segundo ele, poderiam se perder sem o apoio do atual Governo Estadual. Ao comentar sobre a Expo Guaratuba, Zaqueu elogiou Rafael e Ralf pela organização do evento, classificando-o como um desafio. Também parabenizou o Prefeito Maurício Lense e o Procurador do município, afirmando que este último assumiu a responsabilidade jurídica para garantir a realização do evento, que, segundo ele, poderia ter sido cancelado sem esse suporte. Ainda parabenizou o Corpo de Bombeiros pela decisão de impedir a realização do evento na quinta-feira por questões de segurança, afirmando que a decisão foi correta. Relatou que situações semelhantes já haviam ocorrido em outros eventos da cidade, como na Festa do Divino, quando foi necessário adiar atividades por falta de segurança adequada. Disse que muitas pessoas criticavam e torciam para que a Expo não acontecesse, mas destacou que o evento alcançou nível nacional, afirmando que o vencedor da final representaria Guaratuba em Barretos. Comentou que esteve presente todos os dias do evento e, diferentemente do Vereador Wallace, afirmou gostar de festas. Brincou dizendo que, no sábado, acabou chegando em casa às quatro horas da manhã e precisou trabalhar às oito, afirmando que estava até “meio entregue” durante a Sessão, mas que havia valido a pena. Por fim, afirmou que os grandes eventos de Guaratuba possuem vocação turística e destacou o sucesso da Expo, da inauguração da ponte e do evento realizado na Praça dos Namorados. Agradeceu ao DJ Jeison Sales, de Curitiba, convidado pelo Marcão, além do DJ Peixe, Nilson Clarindo e DJ Quinho, relatando que, junto com Marcão, Zaqueu e Carlinhos organizaram um flashback na Praça dos Namorados, que classificou como “coisa de cinema” e um “evento top”. ----------MÁRCIO SAKAJIRI TARRAN: Cumprimentou novamente o Senhor Presidente, a Mesa Diretora, os vereadores, o público presente, os secretários de Habitação e de Urbanismo e Meio Ambiente, além da população de Guaratuba. Em seguida, afirmou ser suspeito para falar sobre a ponte de Guaratuba, devido à sua ligação pessoal e familiar com o ferry boat. Relatou que seu pai trabalhou no local desde 1975 e relembrou momentos da infância, quando acompanhava o pai durante os turnos da madrugada, da meia-noite às seis horas da manhã. Disse que dormia em cima dos salva-vidas e que, por volta das cinco e meia da manhã, atravessava para o outro lado, onde comprava camarão vivo. Contou que, às seis horas, o pai batia o cartão já do lado de Guaratuba e, depois disso, iam pescar robalo. Relatou que o pai sempre comentava que, toda vez que mudava o governador, era necessário fazer novamente as sondagens e estudos para o trajeto da ponte. Por isso, afirmou que a inauguração da obra teve um significado muito especial para ele, despertando lembranças do saudoso pai, Moisés Tarran, e trazendo muitos momentos de emoção. Destacou ainda uma curiosidade que, segundo ele, teria passado despercebida por parte da população: o fato de que agora os moradores de Matinhos poderiam vir para Guaratuba sem precisar se preocupar com os horários da balsa, que anteriormente funcionava somente até meia-noite e meia. Disse que muitas pessoas de Matinhos estiveram presentes na Expo Guaratuba e já estavam aderindo às festividades do município, assim como os moradores de Guaratuba também poderiam frequentar eventos nas cidades vizinhas com mais facilidade. Para ele, isso representa turismo e progresso. Emocionado, voltou a mencionar o pai, Moisés Tarran, recordando que ele trabalhou quase trinta anos no ferry boat. Também enviou um abraço às famílias dos antigos trabalhadores da travessia, citando mestres e marinheiros que já faleceram, afirmando acreditar que todos estavam “em um bom lugar com o Nosso Pai Maior”. Na sequência, parabenizou os organizadores dos festejos realizados na cidade e comentou a fala do Vereador Wallace, dizendo que realmente parecia que Guaratuba havia “inclinado” de tanta gente presente nos eventos. Relatou que possuía uma foto tirada do morro após os fogos e afirmou nunca ter visto tanta gente reunida, nem mesmo em romarias realizadas anteriormente no município. Também parabenizou os corredores guaratubanos pelas conquistas obtidas durante a realização da primeira Maratona Internacional do Paraná. Destacou o atleta Jocilei Macedo, que conquistou o sétimo lugar geral na corrida de 5 km no sábado e, no domingo, alcançou o quinto lugar na maratona de 42 km entre mais de 3.500 corredores. Ressaltou ainda que o resultado garantiu índice de qualificação para a Maratona de Boston, classificando o feito como extraordinário. Comentou que Jocilei Macedo possui um grupo de corredores em Guaratuba e revelou que uma fã do atleta, que treina junto com ele, pediu que o nome dele fosse citado na Palavra Livre, por servir de inspiração aos jovens do município. Também destacou a atleta Rafaela Bárbara, de Guaratuba, que conquistou o terceiro lugar na categoria feminina dos 5 km, elogiando sua garra e talento. Estendeu os parabéns ao grupo de corredores CB Runners, afirmando que o grupo vinha levando o nome do esporte e de Guaratuba para diversos lugares por meio de resultados expressivos e entrevistas concedidas à imprensa. Ao final, afirmou esperar que Guaratuba continue tendo mais semanas como aquela, repletas de boas notícias e grandes eventos. Encerrando sua fala, comentou que “notícias ruins” todos já sabiam quem falava, afirmando que isso deveria ser “dor de cotovelo”, e desejou parabéns e boa noite à população de Guaratuba. --------------------------JULIANO DA ROSA DE PAULA: Cumprimentou o Presidente, os vereadores, vereadoras, o público presente, os internautas, a comunidade surda e agradeceu a presença dos secretários de Urbanismo e de Habitação, Itamar, do Subprefeito do Coroados, Vilmar, além de Geraldo, Rafael e demais presentes, destacando que são pessoas que também fazem parte do progresso do município. Destacou que o ano de 2026, em que Guaratuba completou 255 anos, ficará marcado na história do município. Agradeceu a Deus por estar presente naquele momento e relembrou que, na gestão passada, participou do início da construção da ponte, quando foi aprovado o projeto de lei cedendo a concessão do espaço para instalação do canteiro de obras. Comentou que, desde o início, muitas pessoas diziam que a obra não sairia do papel, mas que acompanhou, através dos projetos e documentos, cada etapa até que a obra se tornasse realidade. Ressaltou que, mesmo com os trabalhos em andamento, ainda havia dúvidas sobre a conclusão da ponte, mas que, graças a Deus, foi possível ver a finalização da obra. Afirmou que a ponte representa um marco e um legado do Governador Ratinho Júnior, destacando que, dentro de seus dois mandatos, o Governador e sua equipe conseguiram colocar em prática o Plano de Governo. Disse que Guaratuba, que já possui muitos atrativos naturais, ganhou mais um ponto turístico importante, beneficiando turistas, trabalhadores e a área da saúde, além de facilitar a vida da população. Comentou ainda sobre o final de semana movimentado vivido pelo município, afirmando que jamais imaginou ver Guaratuba tão fomentada, recebendo tantas pessoas para os diversos eventos realizados, como a maratona e os shows. Destacou especialmente a realização da Expo Guaratuba, evento pelo qual possui grande apreço. Parabenizou o Presidente Rafael Pinheiro, o Vice-Presidente Ralph Becker, Raíssa Pinheiro, Letícia Esmaniotto, Gabriel Esmaniotto, Miguel Cardoso, Henrique Grigoski, Carolina Soares, Fernanda Vargas, Dr. Max Emiliano Gonçalves de Oliveira, Gabriel Belfim e toda a equipe da ACAMRES, além de agradecer ao Geraldo pelo apoio prestado. Disse que todos foram guerreiros e trabalharam diariamente, dedicando-se de coração para que o evento acontecesse. Afirmou que a festa une amigos e famílias e ressaltou que, apesar da falta de estrutura adequada devido ao espaço e do público muito maior do que o esperado, a equipe conseguiu montar uma grande estrutura em apenas cinco dias. Comentou também sobre o imprevisto envolvendo a interrupção do evento pelo Corpo de Bombeiros na quinta-feira, por falhas técnicas, mas afirmou que, graças a Deus, tudo deu certo e o evento foi maravilhoso. Finalizou dizendo que a felicidade da população em receber um evento daquele porte era visível e manifestou o desejo de que a Expo Guaratuba se torne tradição e cultura no município, pois a população gosta e se sente bem com esse tipo de evento. ------------------------------------------------------------------------RICARDO DE BORBA: Pediu licença ao Plenário para fazer uso da palavra. Cumprimentou os vereadores, vereadoras, público presente, internautas, os secretários Itamar e Vilmar, o Subprefeito do Coroados, Vilmar, representantes dos caminhoneiros e demais pessoas ligadas à categoria, informando que, após a Sessão, haveria uma conversa com os vereadores que quisessem participar e com o Secretário Vilmar. Afirmou que Guaratuba viveu uma semana histórica, acreditando ter sido uma das maiores semanas de eventos já realizadas nos 255 anos do município. Relatou que, no dia 29 de abril, às 8 horas da manhã, participou do hasteamento da bandeira, tendo a honra de hastear a bandeira do Estado do Paraná. Comentou que já havia realizado o mesmo ato em 2012, quando serviu no Haiti pelo 62º Batalhão de Infantaria, mas que hastear a bandeira em sua cidade natal, durante o aniversário do município e sob chuva, superava todas as expectativas. Disse que a emoção foi tão grande que dispensou o guarda-chuva, preferindo permanecer na chuva durante o ato. Na sequência, destacou a abertura da pesca no dia 1º de maio, afirmando que a atividade é um dos pilares da economia local e motivo de alegria para os pescadores. Comentou que, diferente de outras profissões, nas quais muitas pessoas retornam ao trabalho sem entusiasmo, o pescador sente felicidade em voltar ao mar. Citou o exemplo de seu pai, pescador aposentado, que mesmo recebendo aposentadoria continuava pescando, saindo para o mar desde cedo. Desejou uma safra abençoada aos pescadores e ressaltou que a abertura da pesca movimenta diversos setores da economia local, como supermercados, lojas de roupas e salões de beleza. Também comentou sobre o desfile cívico realizado no dia 1º de maio, às 9 horas, classificando o evento como muito bonito e organizado, com participação de praticamente todas as escolas. Parabenizou alunos, pais e organizadores, afirmando que a população de Guaratuba gosta de desfiles e prestigia o evento com orgulho. Disse ainda que, se fosse prefeito, realizaria também desfile cívico no dia 7 de setembro. Ao falar sobre a inauguração da ponte, realizada às 16 horas do dia 1º de maio, destacou a grandiosidade do evento e a emoção vivida pelo Governador, secretários, prefeitos e demais autoridades presentes. Comentou sobre um vídeo que circulava nas redes sociais, no qual uma ambulância conseguiu atravessar a ponte mesmo em meio ao congestionamento causado pelo grande fluxo de pessoas, afirmando que isso demonstrava a funcionalidade da obra em situações de emergência. Declarou que a ponte representa a realização do sonho do povo guaratubano. Também relembrou críticas feitas na gestão passada, quando ele e a Vereadora Edna não participaram do lançamento da ponte em Curitiba, ocasião em que, segundo relatou, disseram que quem não comparecesse não passaria pela ponte. Disse que teve a honra de atravessá-la correndo, de fusca e de jipe, acrescentando que “a oposição, que era a oposição, passou na ponte e passou muito bem”, além de comentar que “a pessoa que falou que ia se jogar da ponte, não se jogou”. Sobre a Corrida Internacional da Ponte, realizada nos dias 2 e 3 de maio, afirmou nunca ter visto um evento tão grandioso na cidade, comparando o movimento ao carnaval. Relatou que esteve presente nos dois dias, acompanhando a namorada na prova de 5 quilômetros e participando da corrida no dia seguinte. Disse que, às quatro horas da manhã, as ruas já estavam cheias de pessoas indo em direção ao centro de eventos. Ressaltou que muitas pessoas passaram a conhecer o universo das corridas de rua através daquele evento e afirmou que quem não participou perdeu um dos maiores acontecimentos já realizados em Guaratuba. Comentou ainda sobre as emoções observadas entre os participantes, citandas atletas que cruzavam a linha de chegada chorando, pessoas com deficiência, cegos, amputados e competidores utilizando triciclos adaptados. Destacou os resultados dos atletas guaratubanos Rafaela Bárbara, que ficou em terceiro lugar nos 5 quilômetros, Jocilei, que conquistou o quinto lugar nos 42 quilômetros e atingiu índice para a Maratona de Boston. Ressaltou que esses resultados demonstravam o destaque dos atletas locais nas corridas. Disse ainda que muitas pessoas lhe comentaram que não imaginavam que um evento de corrida pudesse ser tão interessante, defendendo que esse tipo de iniciativa aconteça cada vez mais no município, inclusive promovido pela própria Secretaria de Esportes. Segundo ele, a corrida é um esporte acessível, pois basta um tênis para praticá-la. Por fim, comentou sobre a abertura oficial da ponte no dia 2 de maio, às 11 horas, ocasião em que também ocorreu a entrega do título honorário ao ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Anibeli, pai do atual Deputado Anibeli. Destacou a presença do Governador, secretários, prefeitos e demais autoridades no evento. Encerrando sua fala, afirmou que não participou da Expo Guaratuba, mas que preferiu destacar o evento das corridas, convidando a população e os vereadores a praticarem corrida, afirmando que é uma atividade benéfica para o corpo e para a mente, além de incentivar a participação nos próximos eventos esportivos do município. -------------------------------------------------------------DIEGO CORREA ELICKAR: Disse que anotou anteriormente--, mas passou despercebido. Pediu desculpas a Vereadora Edna e a parabenizou ela posse realizada naquele dia, desejando-lhe boas-vindas novamente à Casa de Leis. A que o eleitor, ao comparecer às urnas, não escolhe apenas seus representantes, mas também deposita um voto de confiança e esperança. Desejou que a Vereadora realizasse um bom trabalho, um bom mandato e honrasse os seus eleitores. -----------------------------------------------------------------ZAQUEU CLARINDA: Informou que já havia mencionado anteriormente a Expo Guaratuba, bem como Rafael e Ralph, mas ressaltou que não poderia deixar de citar o Secretário de Habitação, Itamar, afirmando que ele foi fundamental no momento decisivo do evento, intervindo e dando direcionamento quando ainda havia dúvidas sobre a realização da festa. Também agradeceu ao Dr. Max Emiliano, destacando sua atuação na parte jurídica da ERC, afirmando que ele trabalhou durante todo o dia e a noite para que o evento pudesse acontecer. Afirmou que um evento daquele porte foi realizado com o esforço de muitas pessoas e agradeceu ainda ao Prefeito Maurício, ressaltando que, graças ao aval do Chefe do Executivo, as coisas aconteceram. Comentou que o evento continuava aberto para quem quisesse prestigiar. Disse que, no dia anterior, acreditava que o público já teria ido embora, mas que se surpreendeu ao chegar ao local e encontrar o espaço lotado. ------------------------------------------------------------------------------------------------JULIANO DA ROSA DE PAULA: Afirmou que, conforme lembrado pelo Vereador Zaqueu, diversas pessoas tiveram importância em diferentes etapas do projeto, especialmente na parte técnica e jurídica. Destacou a atuação do Secretário Itamar, de Vilmar e do Procurador do município, afirmando que foram fundamentais para que tudo acontecesse dentro da legalidade possível, evitando que o evento fosse suspenso, situação que chegou a repercutir na internet como má gestão. Afirmou ainda que, se havia alguém que merecia reconhecimento por aquilo, era o Prefeito Maurício Lense, ressaltando que ele não se intimidou, confiou na equipe que possuía e assinou para que o evento acontecesse. Disse também que, conforme mencionado pelo Vereador Wallace, é impossível não haver algum contratempo em um evento daquela dimensão. Parabenizou o Prefeito por dar oportunidade às pessoas e afirmou que, graças a isso, Guaratuba ganhou grandes eventos para o município. -------MÁRCIO SAKAJIRI TARRAN: Aproveitou a oportunidade para parabenizar todas as mães pelo Dia das Mães, comemorado no domingo seguinte. Comentou que sua mãe já não fazia mais parte da convivência da família, mas afirmou ter certeza de que ela estaria acompanhando o filho e o neto onde estivesse. Destacou ainda sua esposa, afirmando que, além de mãe, agora também é avó. Disse que o neto vem como se fosse um segundo filho, trazendo um carinho especial à família. Citou o primeiro neto, Joaquim Ramos, e finalizou desejando um feliz Dia das Mães para todas as mães de Guaratuba. EDNA APARECIDA OLIVEIRA DE CASTRO VACA: Comentou sobre a Expo Guaratuba, informando que o evento ainda aconteceria naquela data, em razão do adiamento ocorrido na quinta-feira, quando os organizadores acompanharam a decisão do Corpo de Bombeiros, que entendeu que o local não estava de acordo para a realização do evento. Afirmou que a decisão demonstrou responsabilidade de todos os envolvidos, ressaltando que, quando o Corpo de Bombeiros determina que algo não pode acontecer, a decisão deve ser acatada sem discussão. Destacou ainda que a situação evidenciou a responsabilidade de todas as instituições envolvidas e relembrou o caso da Boate Kiss. Citou a atuação da Capitã Júlia, que esteve presente no local e decidiu que o evento não poderia ser aberto da forma como se encontrava naquele momento, classificando a decisão como um ato de grande responsabilidade. ----------------------------------------------------------------------------------
ENCERRAMENTO – Nada mais havendo a ser deliberado, o Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a Sessão, marcando a próxima Sessão Ordinária para o dia 11 de maio de 2026, às 18:00min (dezoito) horas. Para constar, eu (Marcilaine Santana– Auxiliar de Expediente) redigi e digitei.__________Diego Pires (Diretor Legislativo) bem e fielmente conferi a presente Ata ----------------------------------------------------------------------------
RICARDO BORBA
Presidente
CÁTIA REGINA SILVANO
1º Secretária