DATA – HORÁRIO – LOCAL – 15 (quinze) de dezembro de 2025 (dois mil e vinte e cinco), às 18h00min (dezoito) horas, no Plenário da Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná. ------------------------------------------------------------
PRESENÇAS – RICARDO DE BORBA Presidente, JULIANO DA ROSA DE PAULA Vice-Presidente, CÁTIA REGINA SILVANO 1ª Secretária e demais vereadores ADRIANA CORRÊA FONTES, DIEGO CORREA ELICKAR, FELIPE HUNING DE CARVALHO, MÁRCIO SAKAJIRI TARRAN, RICARDO PAIXÃO DE MACEDO, SANDRA BERTIPAGLIA, WALLACE APARECIDO DE AGUIAR, ZAQUEU CLARINDA, com ausência justificada do Vereador ANDRÉ GUILHERME MONTEMEZZO e MARIA DA SILVA BATISTA. ------------------------
ABERTURA – Sob a proteção de Deus e verificando a existência de número legal de parlamentares, o Presidente declarou aberta a Sessão Ordinária. De conformidade com o disposto no art. 83 do Regimento Interno da Câmara Municipal deu-se inicio ao expediente da presente Sessão. ---------------------------
ATA DA SESSÃO ANTERIOR – Considerando que não houve qualquer restrição ou impugnação, ficam declaradas aprovadas a ata da Sessão Ordinária do dia 08 de dezembro e da Sessão Extraordinária do dia 12 de dezembro de 2025. -------------------------------------------------------------------------------
EXPEDIENTES ------------------------------------------------------------------------------------
Moções Nº 019/25 – de autoria do Vereador Felipe Huning de Carvalho e demais vereadores – MOÇÃO DE APLAUSOS ao atleta Adryan Andiguetto Maoski, consagrado campeão em todas as 35 competições de Supino que participou, sendo 6 Municipais, 15 Estaduais, 12 Nacionais e 2 Internacionais.
Moções Nº 018/25 – de autoria da Vereadora Sandra Bertipaglia e demais vereadores – Venho respeitosamente requerer que, depois de ouvido o plenário, seja encaminhada MOÇÃO DE APLAUSOS ao Major QOPM João Waldemar Serpa Burger, integrante do 6ºCRPM da cidade de São José dos Pinhais, responsável pelo 9ºBPM (Guaratuba). -------------------------------------------
INDICAÇÕES: -------------------------------------------------------------------------------------
Indicações nº 0075/2025 – Adriana Corrêa Fontes – Com extrema urgência, promover a instalação e revitalização da sinalização vertical e horizontal na Rua Tibagi, esquina com a Rua Dr. Plínio Tourinho. Indicações nº 0130/2025 –Felipe Huning de Carvalho – Obras de melhorias, com colocação de material adequado na Rua Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa - Bairro Coroados. Indicações nº 0131/2025 – Felipe Huning de Carvalho – Manutenção da Rua Dr. Luiz Sérgio dos Santos Marques e troca de manilhas instaladas no local, que estão quebradas, próximo ao número 316, Bairro Eliana. Indicações nº 0132/2025 – Felipe Huning de Carvalho – Manutenção da Rua Capitão João Pedro e da galeria de água pluvial instalada no local, trecho situado nas proximidades do Restaurante Cavalo Marinho. Indicações nº 0148/2025 – Juliano da Rosa de Paula – Dispõe que seja realizado estudo de viabilidade técnica e estrutural para a instalação de cobertura nas área externa da Escola Municipal Adolpho Vercesi e da Creche Peixinho Dourado, a fim de proporcionar abrigo aos pais e responsáveis durante dias de chuva, enquanto aguardam a abertura dos portões para a entrada dos alunos, bairro Piçarras. Indicações nº 0092/2025 – Sandra Bertipaglia – Solicitando as devidas providencias ao departamento competente do município, para a criação de uma coordenadoria da causa animal, nesta cidade Guaratuba PR. Indicações nº 0073/2025 – Wallace Aparecido de Aguiar – Solicitando as devidas providencias ao departamento competente do município, para a criação de uma coordenadoria da causa animal, nesta cidade Guaratuba PR. ---------------------
TRIBUNA LIVRE ----------------------------------------------------------------------------------MÁRCIO SAKAJIRI TARRAN: ‘’Boa noite, Senhor Presidente, Mesa Diretora, Srs. Vereadores, Público presente, população de Guaratuba, que me traz hoje aqui na tribuna, nada mais é, que é uma apresentação de conta do trabalho feito por esse Vereador durante esse primeiro ano de mandato 2024, 2025, desculpe, onde eu trago aqui um esclarecimento do que fiz nesse primeiro ano, como é o meu primeiro ano de vereador, muito aprendizado, junto com todos que estão aqui, principalmente os vereadores mais antigos, e junto com o meu gabinete. Venho trazer em antemão, foi aprovado por esse vereador, três leis, a primeira Lei 2129, autorizando a atividade comercial ambulante no espaço destinado às festividades de pré-carnaval e carnaval do município de Guaratuba. Sabemos que é uma atividade onde a população de Guaratuba utiliza para ganhar o recurso para se manter durante o ano. Então essa foi uma preocupação, era já uma demanda junto com alguns ambulantes, vendedores ambulantes que me conheciam há muito tempo, desde a época que eu trabalhava como fiscal na areia, onde começou lá em 1996, quando eu entrei na Prefeitura. A segunda lei institui a Semana Cultural Evangélica da Música Gospel no município de Guaratuba. Essa é uma semana para homenagens das atividades dos ministérios, onde eu tenho vários amigos que são pastores na cidade de Guaratuba, e com essa lei ficou aprovado que a última semana de novembro, a partir agora de todos os anos, tenha a Semana Evangélica e Cultural com Música Gospel. Junto com essa lei, a terceira foi a 2151, onde foi concedido o título de cidadão honorário do município de Guaratuba ao novo cidadão guaratubano, o Senhor Alexandre da Rosa, que é um Missionário, Presidente e Fundador da Visão Missionária em Guaratuba, onde ele tem cinco templos e foi feita mais uma, a subsede inaugurada no mês passado. Então, toda essa atividade foi já elaborada durante o ano, e nada mais justo que agradecer as pessoas que lhe ajudaram e me ajudaram a estar aqui hoje à frente, junto com os demais vereadores nessa Casa. 72 indicações ao município para a realização de diversos serviços de melhorias, como serviços públicos, roçadas, limpeza urbana e rural, colocação de manilhas, manutenção de bocas de lobo, colocação de material e patrulhamento em vias públicas, entre outras indicações, para atender a população e os moradores que vêm até você com alguma demanda em frente da sua casa ou alguma sugestão. Então foram 72 indicações por esse Vereador durante esse primeiro mandato, onde nós temos muitas dessas indicações atendidas pela administração. A mansão de aplausos, uma mansão de aplausos, onde foi contemplado junto com os sete pastores que estiveram aqui, fazendo a homenagem, sendo eles cinco pastores da Visão Missionária, dois pastores da Assembleia de Deus. Eu fico muito agradecido, porque são além de pastores, e estar fazendo essa atividade no município de Guaratuba, ainda são amigos particulares que eu frequento as suas casas e seus templos. Agradeço, como foi agradecido já no dia da moção de aplausos, e fica aqui toda a minha consideração e o meu respeito para todas as outras atividades, seja ela católica, tem o Padre Adão, tem o Padre Antônio, que são da Igreja Católica, e as outras frentes religiosas. Isso não é nada pessoal, mas sim foi feito através de um pessoal que me apoiou através da minha campanha. Aí peço licença agora também para mostrar as emendas que foram conseguidas por esse Vereador, através de um compromisso junto com a Deputada Estadual. Hoje, a primeira Vice-Deputada Presidente da Assembleia Legislativa, Flávia Franciscini, onde já em junho, quando eu consegui me alinhar junto com a Deputada, e já trazer para o município de Guaratuba as emendas impositivas, menos impositivas, não, desculpe, mas as emendas do gabinete da Deputada Estadual. É muito difícil conseguir, o pessoal sabe, os vereadores sabem quanto é sair de casa e enfrentar toda a estrada, e ir até a Assembleia lá, passar o dia lá para fazer esses acordos e conseguir recursos. Então, o primeiro recurso que nós conseguimos foi uma van, 220 mil, vai ser destinada para a população lá da área rural do Cubatão, vem para auxiliar na parte da saúde. Pela última vez que nós fizemos o levantamento, já estava na CESA, já com a documentação da Prefeitura, para poder fazer a licitação e depois conseguir fazer a compra desse veículo. Um veículo de R$ 60 mil, R$ 65 mil, que é para as crianças do espectro autista, vai também para a Secretaria de Saúde, para poder estar auxiliando tanto nesse deslocamento das crianças para qualquer área da saúde, seja para Curitiba ou qualquer outro local. R$ 25 mil para a Casa de Apoio Betânia, onde os moradores de ruas do Padre Antônio, onde foi encaminhado e agora é a regulamentação, até conseguir o recurso para ele poder estar utilizando. R$ 60.358,00 referente ao kit de tecnologia, composto por 30 Chromebooks, 30 fones de ouvido, um carrinho de recarga e um roteador, vai para a Escola Rural do Cubatão, a Escola Rural do Campo, onde lá vai atender os nossos alunos da rede municipal, junto com a Secretaria de Educação do município. Também tirando aqui, voltando no começo do ano, o gabinete da Flávia, a Deputada Flávia Francisquini, para auxiliar no comércio local, para incentivar junto ao comércio, encaminhou R$ 1 milhão para estar sendo destinado para o Carnaval. Então, todo o comércio, para incentivar o comércio local, junto com as atividades de Carnaval, foi encaminhado R$ 1 milhão do gabinete dela. Também no ano passado, em 2024, ela orientou que foi encaminhado para a compra de uma ambulância, R$ 350 mil também para a parte da saúde. Isso tudo, só do gabinete da Deputada Flávia Francisquini, totalizando R$ 1 milhão e R$ 715 mil. Então, eu fico muito agradecido para ver o quanto está auxiliando a população de Guaratuba. E esse dinheiro não é para o vereador, e sim para os moradores. Quanto mais recurso nós corrermos, conseguir atrás, cada vereador tem a sua base, muitos vereadores aqui, deu para ver o esforço que foi feito para fazer toda essa, ir atrás desse recurso. Fica aqui o meu agradecimento à Deputada Flávia Francisquini, pelas emendas que foram destinadas para o município e para a população de Guaratuba. Vou entrar aqui agora nas emendas em positiva, eu já quero deixar bem claro e já mostrar para a população que o vereador tem dos 2% que vem destinado para a Casa, Câmara Municipal, então cada vereador vai ter a sua emenda em positiva em torno de R$ 300 mil. A esse vereador aqui, eu já encaminhei a metade, que é para a saúde, para o Secretário de Saúde, é uma emenda, uma demanda livre para o Secretário utilizar da melhor maneira que ele venha a se entender. R$ 15 mil vai para a Secretaria de Cultura, para estar adquirindo novos computadores, então vai para a Secretaria de Cultura. R$ 30 mil vai para a Secretaria da Pesca, para aquisição de equipamentos constantes, um baú térmico e material de reforma para a Barra do Saí, na Rua São Paulo. Mais R$ 35 mil para a Secretaria da Pesca e Agricultura, para aquisição de um guincho de arraste para atender a Rua Guairacá, Barra do Saí, para auxiliar na retirada das embarcações. R$ 25 mil para a Secretaria da Educação, para comprar dois kits de fanfarra, que vai também ser destinado para a Escola do Cubatão, a Escola do Campo. R$ 10 mil para a Secretaria da Pesca e Agricultura, para aquisição de um guincho elétrico, e vai ser destinado para o Riozinho, comunidade rural do Riozinho, São João e Rural Riozinho. E os outros R$ 35 mil, para fechar o montante de R$ 300 mil, vai para a Secretaria de Obras e Infraestrutura, para ser encaminhado para a Secretaria de Infraestrutura, para poder jogar material nas ruas, onde foi indicada a comunidade ali próximo do Coroados. Também coloco aqui para informar, esse Vereador votou a favor da abertura de crédito adicional em vários projetos do município, como os demais vereadores que aqui estão. Projeto 1669, R$ 17.512.000 para a área da saúde, projeto 1683, R$ 4.780.000 para a área da educação, projeto 1702, R$ 12.567.000, para o fortalecimento da nossa administração. Todos os... acho que foi quase que unânime aqui, nenhum vereador votou ao contrário. Então, peço e agradeço a todos por fazer parte dessa administração, e está ajudando ao desenvolvimento da população e do município. Venho também agradecer, Senhor Presidente, eu sei que, como o Senhor é o primeiro ano à frente de uma Câmara Municipal, como Presidente da Mesa Diretora, então, com muito aprendizado, e como é difícil, eu já tinha passado por vários setores da Prefeitura, e aqui é bem diferente do que ser um diretor ou de ser um secretário. Parabéns, então, pela condução desse primeiro ano do seu mandato, junto com a mesa diretora, e junto com os vereadores da base ou de outras autarquias, vamos dizer assim. Mas, no conjunto, eu acredito que foi um ano produtivo, Sr. Presidente, junto com os demais vereadores, sem muita crítica, no começo nós estávamos independentes, mas dá para entender que ser independente ou ser de oposição, nós não podemos auxiliar e ajudar a população de Iguaratuba. Obrigado a todos, obrigado a população de Guaratuba, e meu boa noite’’. ------------------------------------------------------------------
ORDEM DO DIA -----------------------------------------------------------------------------------
Projeto de Lei do Executivo Nº 1704/25 – de autoria do Prefeito Mauricio Lense – "Dispõe sobre o parcelamento e reparcelamento de débitos do Município de Guaratuba com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Guaratuba - GUARAPREV, de que tratam os arts. 115 e 117 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT, com a redação conferida pela Emenda Constitucional nº 136, de 9 de setembro de 2025". EM DISCUSSÃO – não houve. APROVADO por unanimidade dos vereadores presentes EM SEGUNDA VOTAÇÃO. -------------------------------------------------------
Projeto de Lei do Executivo Nº 1686/25 – de autoria do Prefeito Mauricio Lense – "Estabelece as diretrizes, metas e prioridades da administração municipal para o exercício de 2026, além de orientações à elaboração do Orçamento-Programa do Município de Guaratuba para o exercício de 2026 e dá outras providências". EM DISCUSSÃO – não houve. APROVADO por unanimidade dos vereadores presentes EM SEGUNDA VOTAÇÃO. ---------------
Projeto de Lei do Executivo Nº 1697/25 – de autoria do Prefeito Mauricio Lense – "Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Guaratuba para o exercício financeiro de 2026". EM DISCUSSÃO – não houve. APROVADO por unanimidade dos vereadores presentes EM PRIMEIRA VOTAÇÃO. --------------
Projeto de Lei do Executivo Nº 1703/25 – de autoria do Prefeito Mauricio Lense – "Dispõe sobre a inclusão do conteúdo de "CIDADANIA E JUSTIÇA" no âmbito Escolar da Rede Pública de Ensino do Município de Guaratuba". EM DISCUSSÃO – não houve. APROVADO por unanimidade dos vereadores presentes EM PRIMEIRA VOTAÇÃO. -------------------------------------------------------
Projeto de Lei do Executivo Nº 1706/25 – de autoria do Prefeito Mauricio Lense – Institui o programa de beneficiamento de pescados no âmbito do Município de Guaratuba, destinado à otimização da atividade pesqueira local e dá outras providências. EM DISCUSSÃO – não houve. APROVADO por unanimidade dos vereadores presentes EM PRIMEIRA VOTAÇÃO. ---------------
EXPLICAÇÃO PESSOAL ----------------------------------------------------------------------
RICARDO DE BORBA: Antes de conceder a palavra aos vereadores, o Presidente pediu licença aos pares para que, em pé, prestassem um minuto de silêncio em homenagem a Paulo Chaves, conhecido como Paulinho Chaves, que faleceu no sábado e foi velado na Câmara. Lembrou que, além de empresário do setor pesqueiro, Paulo também foi prefeito do Município de Guaratuba. Dando continuidade, informou que era a última Sessão Ordinária de 2025 e que, conforme já havia relatado o Vereador Márcio, tratou-se de um ano de muita aprendizagem, sendo a maioria absoluta dos vereadores de primeiro mandato. Declarou que gostaria, primeiramente, de agradecer à sua assessoria, que são as pessoas que lhe dão suporte no dia a dia para a realização do bom trabalho de vereador e do bom trabalho como presidente daquela Casa. Também agradeceu aos servidores da Casa, afirmando que eles são, por assim dizer, o motor da Câmara, sendo responsáveis pelo trabalho diário voltado a diversas pastas, ressaltando que tudo o que se faz naquela Casa passa pelas mãos e pela cabeça dos servidores concursados, desde o auxílio nas comissões e licitações até a limpeza da Câmara e os demais serviços administrativos. Em seguida, agradeceu aos senhores vereadores pela paciência e pela parceria ao longo do primeiro ano de trabalho em conjunto, afirmando acreditar que aquele primeiro ano foi, acima de tudo, um período de muita aprendizagem entre os vereadores. Afirmou ainda que a Casa retornará mais forte em 2026, destacando que, independentemente de serem base ou oposição, o pensamento de todos os vereadores é realizar um trabalho em prol da população de Guaratuba, uma vez que foi para isso que foram eleitos. Por fim, em razão de se tratar da última sessão ordinária, desejou a todos um Feliz Natal e um ano de 2026 abençoado. ----------------------
CATIA REGINA SILVANO: Dirigiu-se ao Presidente e informou que encaminharia, a partir de seu gabinete, um ofício de condolências à família do ex-prefeito Paulinho Chaves, destacando que, além de ter sido ex-prefeito, foi um grande empresário na cidade, ajudou muitas pessoas e contribuiu significativamente para o crescimento do município. Na sequência, considerando que se tratava da última sessão, deixou seu agradecimento a todos os servidores da Casa por terem auxiliado na condução dos trabalhos, bem como ao seu gabinete, por estarem sempre junto dela e por representá-la nos compromissos quando não pôde comparecer, registrando seu agradecimento a todos eles. Agradeceu também aos nobres vereadores e vereadoras pela parceria, assim como à Mesa Diretora, afirmando ao Presidente que foi muito bom ter estado com ele naquela Mesa ao longo do ano. Afirmou ainda que foi um ano de muito aprendizado, ressaltando que, apesar das ideias diferentes, por meio do diálogo foi possível chegar a entendimentos e se acertar. Por fim, declarou ter apenas a agradecer, desejou um bom ano a todos, um Feliz Natal e um próximo Ano Novo. ----------------------
JULIANO DA ROSA DE PAULA: Agradeceu primeiramente a Deus por estar ali. Disse que seria falado um pouco sobre os trabalhos realizados durante o ano, mas iniciou agradecendo à sua equipe de gabinete e à equipe do grupo, bem como a todos os eleitores que acreditam no trabalho desenvolvido, reconhecendo que o trabalho não é fácil, mas que sempre buscam correr atrás e tentar solucionar os problemas que chegam até eles. Agradeceu ainda a cada etapa vivenciada ao longo do ano, destacando que estavam chegando ao final do ano após um período de trabalho conjunto. Declarou que foi um ano que começou bem, porém com bastante turbulência dentro da Casa, ressaltando que isso ocorre porque há muitas pessoas que entram na política com a vontade de fazer aquilo a que se propuseram, achando que irão resolver as coisas da forma delas. Pontuou que, se não houver trabalho em conjunto, parceria, união e, primeiramente, respeito, acabam surgindo mais dificuldades do que soluções. Disse que, graças a Deus, estavam terminando o ano com muitas pessoas já compreendendo que a vida no Legislativo não é tão fácil como se imagina fora dali, uma vez que cada vereador possui suas demandas, cobranças e problemas, que são trazidos à Casa para serem resolvidos em parceria. Agradeceu ao Presidente, afirmando que ele muitas vezes esteve à disposição, reconhecendo que não é fácil conduzir os trabalhos da Casa, mas demonstrando confiança de que, a cada dia, o presidente conduzirá tudo com mais firmeza e companheirismo. Agradeceu também a cada servidor da Casa, desde o pessoal da limpeza até os servidores mais técnicos, afirmando que todos se tornam cidadãos que estão ali para fazer o seu melhor, registrando o agradecimento a todos. Agradeceu ainda ao Prefeito, destacando que, mesmo com muitos problemas para resolver, sempre que solicitaram reuniões ele esteve disponível para atendê-los e para ouvir os problemas apresentados. Agradeceu a paciência do Prefeito e relatou que, em conversa realizada na semana anterior, ficou satisfeito ao perceber que o Prefeito entende as dificuldades do Executivo. Afirmou agradecer ao Prefeito também por compreender as dificuldades do Legislativo, ressaltando que, quando cobram, não é por gostar de cobrar, mas porque também são cobrados e buscam resolver as demandas. Destacou que o Prefeito sempre se mostrou paciente e retornou às solicitações. Agradeceu ainda a alguns secretários, mencionando que, quando precisaram das pastas, foram bem atendidos, citando a Secretaria de Obras, a Secretaria de Segurança, a Secretaria de Pesca e Agricultura e a Secretaria de Habitação, afirmando que esta última vem realizando um excelente trabalho e manifestando a expectativa de que, no próximo ano, haja novidades na área da habitação. Ressaltou que a área de habitação é um campo de atuação diária, envolvendo pessoas que precisam regularizar suas propriedades, o que envolve um conjunto de questões necessárias ao município, como água e luz. Acrescentou, ao final do tempo concedido, que espera iniciar o próximo ano com mais experiência e com trabalhos sendo realizados, reconhecendo que há muitos projetos a serem concluídos no ano seguinte. Por fim, agradeceu a Deus até aquele momento e manifestou o desejo de que, no próximo ano, retornem com mais sabedoria e mais força para entregar resultados à cidade e à população. --------------------------------------
ADRIANA CORRÊA FONTES: Utilizou o espaço para desejar a todos um Feliz Natal, manifestando o desejo de que esse período renove a fé, a esperança e, principalmente, o compromisso com o cuidado ao próximo. Desejou ainda que o Ano Novo que se aproxima venha carregado de saúde, paz, sabedoria e muitas realizações, tanto na vida pessoal quanto na missão de servir à cidade, pedindo que Deus abençoe cada família e que 2026 seja um ano de muitas conquistas para todos. ---------------------------------------------------------------------------
DIEGO CORREA ELICKAR: Agradeceu ao Secretário do Meio Ambiente, Senhor Gilmar, por ter atendido a uma indicação de sua autoria na última semana, quando foi realizado um mutirão no bairro da Prainha, com a limpeza do local, de onde saíram alguns caminhões de sujeira, ressaltando que a situação realmente necessitava da ação. Em seguida, expressou condolências à família Chaves, em razão do falecimento de Paulinho Chaves, como era conhecido, destacando que, além de ter sido vice-prefeito e prefeito de Guaratuba, foi também um grande empresário e uma figura muito conhecida na cidade. Ressaltou que se tratava da última sessão ordinária do período legislativo e afirmou que não poderia deixar de fazer seus agradecimentos. Agradeceu, primeiramente, a Deus pela oportunidade de estar exercendo o primeiro mandato. Agradeceu aos colegas vereadores e ao Presidente pelo convívio e pelos diálogos que sempre ocorreram em prol de Guaratuba. Agradeceu a todos os servidores da Casa, em especial à sua assessoria, pela dedicação e pelo suporte prestado. Agradeceu também à população de Guaratuba pela confiança depositada, afirmando que isso motiva a buscar sempre fazer o melhor para a população. Antes de encerrar, desejou a todos um Feliz Natal, um próspero Ano Novo e que venha um ano muito melhor do que o vivido, pedindo que Deus abençoe a todos. -------------------------------------
RICARDO PAIXÃO DE MACEDO: Relatou que, naquela semana, ocorreram diversas perdas em razão do falecimento de pessoas tradicionais da cidade. Mencionou o falecimento de Leonardo Vieira, filho de Alexandre, policial, em decorrência de um acidente ocorrido em Curitiba. Citou também o falecimento de Paulinho Chaves, político do município e ex-prefeito da cidade. Informou ainda o falecimento de Dona Nair da Silva, a pessoa mais idosa da Barra do Saí, ocorrido naquela mesma semana. Mencionou, igualmente, o falecimento de Dona Marlei Benvervanço, esposa do Senhor Admir Benvervanço e nora do ilustre ex-prefeito Orlando Benvervanço, ocorrido na noite da segunda-feira mencionada. Manifestou seus sentimentos a todas as famílias pelas perdas. Relatou que, recentemente, na sexta-feira, dia 12, esteve prestigiando a décima primeira Cantata de Natal da APADVG, destacando a presença do senhor presidente e de vários vereadores, afirmando que foi uma cantata muito linda e emocionante, especialmente ao ver as crianças cantando e se divertindo. Parabenizou todos os envolvidos pela festividade, relatando que foram bem recebidos e destacando que a cantata, realizada todos os anos, foi realmente emocionante. Ressaltou a importância de prestigiar a APADVG, comparecer ao local e conhecer o chamado “famoso passarinho”. Em seguida, agradeceu à população guaratubana, desejando um Feliz Natal e um próximo Ano Novo a toda a comunidade. Agradeceu aos vereadores pelo primeiro mandato, ressaltando que não é fácil, mencionando ao presidente que se trata de um processo de início, vindo da parte pública. Estendeu os agradecimentos e os votos de Feliz Natal aos funcionários públicos, em especial aos funcionários da Casa, mencionando os cafezinhos e a dedicação que têm com todos. Agradeceu ainda a todos os vereadores e à plateia presente naquela noite, desejando a todos um Feliz Natal, destacando que estavam prestigiando a última Sessão Ordinária. ----------------------------------------
WALLACE APARECIDO DE AGUIAR: Mencionou como muitos já haviam citado, a perda do empresário Paulo Chaves. Afirmou que, na parte política, não conhecia muito a vida dele, mas que, no setor da pesca, Paulo Chaves foi um dos personagens mais importantes da história do setor pesqueiro em Guaratuba, citando também João Sulim, Chico Pescado, entre outros, como personagens relevantes na história da pesca no município. Destacou que Paulo Chaves deixou um grande legado dentro do setor pesqueiro e que, mesmo que não diretamente, mas indiretamente, todos que vivem da pesca já passaram por alguma situação relacionada a ele, ressaltando que se trata de um personagem muito importante no setor, pedindo que Deus o abençoe e deixando as condolências do setor pesqueiro à família Chaves. Ainda no âmbito do setor pesqueiro, informou, por utilidade pública, que os pescadores que ainda não procuraram suas entidades representativas, como colônia, associação ou outras, têm até o dia 31 de dezembro para realizar a manutenção da carteirinha. Alertou que, caso essa manutenção não seja feita, o pescador pode não receber o seguro defeso referente à safra que se encerra em janeiro, recomendando que os pescadores procurem suas instituições para realizar a manutenção, ressaltando que é obrigatória a presença devido ao acesso ao aplicativo GOV. Afirmou ser uma pessoa que vive experiências, destacando que possui bastante experiência, apesar de ser novo, relatando que já esteve em vários lugares e que, para ele, experiências são algo muito satisfatório. Disse que não imaginava estar sentado naquela mesa junto com os demais vereadores, considerando a experiência muito gratificante, ressaltando que o trabalho realizado é um trabalho em equipe, não individual, tanto antes da política, antes da campanha, durante a campanha e, principalmente, naquele momento, com a responsabilidade de estar sentado como vereador, afirmando que não é fácil. Relatou que sempre conversou com o Presidente, mesmo antes de ser vereador, e que, pela experiência compartilhada, já sabiam que não é fácil, pois, quando são eleitos, sabem que não é simples sentar naquela Casa e querer mudar o mundo, afirmando que isso infelizmente não é possível. Destacou que a força de vontade dos treze vereadores, do Prefeito e dos secretários é mudar o mundo, mas que existe muita burocracia e muitas dificuldades, ressaltando que não se pode abaixar a cabeça. Afirmou perceber que todos estão trabalhando em suas bandeiras, tanto os vereadores quanto o Prefeito e os secretários, reiterando que não é fácil, mas também não é impossível. Parabenizou a todos que estão trabalhando e deixou agradecimentos ao seu gabinete, afirmando que, às vezes, quando ele “pira”, a equipe precisa “pirar junto”, pois, caso contrário, o trabalho não anda, ressaltando que, graças a Deus, nessas “aventuras”, conseguiram resolver muitas coisas até o momento. Agradeceu também aos servidores da Casa, que os receberam, principalmente os vereadores novos, destacando a paciência do pessoal do jurídico com as dúvidas apresentadas, reforçando que estar ali não é fácil, pois existem regras e não se trata apenas de sentar e fazer o que quiser. Agradeceu ainda aos vereadores mais experientes, que já exerceram mandato anteriormente, pelo apoio, pelas conversas e orientações que ajudaram ao longo da caminhada. Manifestou o desejo de que, se Deus quiser, o próximo ano seja bom também, sucessivamente. Desejou à população um Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Solicitou um minuto para concluir e, em seguida, reforçou os votos de Feliz Natal e próspero Ano Novo à população, desejando que a temporada seja muito boa para o comércio, destacando que os comerciantes estão esperançosos, mencionando movimentação observada nos finais de semana. Finalizou afirmando que, se Deus quiser, será uma temporada muito boa para a cidade, desejando que todos sejam bem recebidos, ressaltando que Guaratuba é uma cidade acolhedora e manifestando a expectativa de uma boa temporada também para o comércio. --------------------------------------------------------
MÁRCIO SAKAJIRI TARRAN: Disse estar muito feliz, pois, na última terça-feira, nasceu seu neto Joaquim, no pronto-socorro. Agradeceu todo o pré-natal realizado por sua nora, Jéssica, com o Dr. Richard, bem como à médica que realizou a cesariana, a Doutora Bianca. Registrou seus parabéns e palavras de gratidão a todos os funcionários da Santa Casa, que atenderam e acolheram mais um cidadão guaratubano. Informou que é natural de Paranaguá, que sua esposa é natural de Guaratuba e que agora seu neto nasceu em Guaratuba, manifestando, assim, seu abraço e agradecimentos a todos os funcionários da Santa Casa. Agradeceu também, por se tratar de final de ano, fazendo agradecimentos especiais ao Prefeito, ressaltando que não foi fácil e que, conforme mencionado Presidente, esse primeiro ano foi de muito aprendizado. Relatou que, na última conversa realizada na terça-feira com os demais vereadores, perceberam que o prefeito está com as melhores intenções e conta com o apoio do Governo do Estado, mencionando que existem notícias boas, mas que estas serão apresentadas à população pelo próprio Prefeito. Registrou agradecimento à Secretária de Educação e Vice-Prefeita Evani Justus, destacando que é funcionário público e atualmente está lotado na Secretaria de Educação. Estendeu os agradecimentos a todos os funcionários do local onde está trabalhando, na garagem municipal, citando dona Rosélia, da cozinha, que faz o café, o senhor Osni, da parte de iluminação, Sebastião, responsável pelos operários, e toda a equipe de motoristas, mencionando Diego e Dico, desejando a todos um Feliz Natal e um próximo Ano Novo de 2026. Referiu-se à Câmara, afirmando que, conforme já havia dito, todos os vereadores realizaram um bom trabalho, embora pudessem ter feito mais, ressaltando que aquilo que não foi possível realizar em 2025 ficará para o ano de 2026. Comentou que houve muitos debates no início do ano, o que faz parte do aprendizado, e que, ao final, tudo deu certo. Dirigiu-se à população de Guaratuba desejando um Feliz Natal e um próximo Ano Novo, destacando o início da temporada e expressando a expectativa de que seja uma temporada com bastante sol, convidando as pessoas a descerem para Guaratuba e a visitarem a Praia de Caieiras, ressaltando que, ao longo de toda a extensão da praia, é possível ver a ponte tanto de dia quanto à noite, afirmando que será uma praia bem movimentada. Declarou orgulho em estar exercendo o cargo de vereador, representando a população de Guaratuba e ocupando uma cadeira naquela Casa, junto aos senhores vereadores e à Mesa Diretora, manifestando satisfação em estar com todos e a expectativa de que o próximo ano traga boas notícias e muito trabalho a ser realizado. -------------------------------------------
SANDRA BERTIPAGLIA: Afirmou que sua fala naquele momento era de agradecimento pela conclusão do ano. Agradeceu, primeiramente, a Deus, bem como ao Governador do Estado e ao Prefeito. Agradeceu também a todos os secretários e secretárias municipais, que, durante o ano, não mediram esforços para atender aos pedidos feitos pelos vereadores. Agradeceu ainda aos colegas da Câmara. Agradeceu a todos os servidores da Casa, destacando a contribuição de todos para o bem-estar dos trabalhos, mencionando o pessoal da limpeza, quem faz o cafezinho e a equipe da parte administrativa. Agradeceu também à equipe de seu gabinete, aos seus assessores e assessoras, incluindo a assessora da Procuradoria da Mulher. Declarou que o ano foi, de fato, um período de muita experiência e também de muito trabalho, ressaltando que, desde que assumiu como Vereadora e como Procuradora da Mulher, não mediu esforços para alcançar os objetivos, realizar eventos e apresentar projetos e indicações. Manifestou acreditar que, no próximo ano, haverá condições de dar continuidade a esse trabalho. Afirmou que, graças a Deus, pôde contar com o apoio dos pares, tanto na apresentação de projetos quanto nas votações favoráveis. Dirigiu-se ao Presidente para registrar que estiveram juntos durante o ano e que ele, como Presidente, sempre esteve ao lado deles, oferecendo apoio, deixando registrado um agradecimento especial. Aproveitou ainda a oportunidade para apresentar condolências aos familiares das pessoas que faleceram nos últimos dias, afirmando que foram dias muito tristes, com a perda de pessoas importantes e queridas da cidade. Declarou que a vida é assim, mencionando que uns nascem, como no caso do Vereador que ganhou um neto, o que representa grande satisfação e alegria, enquanto outros se vão, ressaltando que cada pessoa vem para cumprir um tempo e, quando chega a hora, retorna para a pátria. Por fim, afirmou que, além da alegria de estar compondo a equipe junto com todos os vereadores e de ter tido a oportunidade de ser eleita para trabalhar pela população, desejou a todos e a toda a população um Feliz Natal, bem como que o Ano Novo seja próspero e que todos os desejos e sonhos das pessoas que acompanham se tornem realidade. ----------------------------------------
ZAQUEU CLARINDA: Informou que também encaminharia condolências à família Chaves. Destacou que o Senhor Paulo Chaves foi um grande empresário, que também exerceu o cargo de prefeito e que, quando esteve à frente do Executivo, realizou a doação da área onde hoje está localizada a igreja do Bom Sucesso, ressaltando que, se hoje existe a igreja naquele local, foi porque, quando prefeito, Paulo Chaves efetuou a referida doação. Manifestou, assim, suas condolências a toda a família. Relatou ainda a tristeza observada no olhar de Beto Lempescal, que atualmente conduz a empresa que era do Senhor Paulo Chaves, afirmando que parecia como se ele tivesse perdido um pai, reiterando, novamente, as condolências à família Chaves. Em seguida, agradeceu aos nobres pares, ao presidente e a cada vereador pela parceria, destacando que cada um deu o seu melhor, ainda que nem tudo aconteça como se deseja ou no tempo que se espera. Afirmou acreditar que foi um ano de aprendizado e que, no próximo ano, começarão a colher os frutos, mencionando que o Prefeito possui diversos projetos a serem colocados em prática, estando as coisas bem encaminhadas, o que permitirá colher os resultados do trabalho desenvolvido ao longo do ano. Agradeceu aos funcionários da Casa, em especial ao pessoal do jurídico, ressaltando que sempre que precisou de orientação foi prontamente atendido, afirmando que todos estão aprendendo no exercício do mandato. Declarou que gostaria de lançar um desafio a quem critica o vereador, sugerindo que se candidatem, sentem-se naquela cadeira e percebam que não se trata de uma tarefa fácil. Relatou que sai de casa cedo todos os dias, muitas vezes retornando às 23 horas, dando o seu melhor, destacando que, além de vereador, é empresário e possui dezoito funcionários, colocando-se à disposição da população por um período, afirmando que não é uma função fácil. Afirmou que o vereador é frequentemente criticado, sendo visto como alguém que não faz nada e ganha bem, mas ressaltou que não é assim, destacando a grande responsabilidade de representar a cidade. Agradeceu a Deus por estar exercendo o mandato, relatando sua trajetória pessoal, dizendo que se criou no bairro Canela, juntou papelão, foi vendedor ambulante e que hoje ocupa uma cadeira como vereador, afirmando sentir orgulho e reconhecer a grande responsabilidade do cargo. Declarou que fez o seu melhor e que continuará fazendo, com transparência e honestidade, ressaltando que não considera vantajoso ser vereador se isso significar ter vantagens enquanto outras pessoas não têm o que comer, afirmando que, nesse caso, preferiria não estar no cargo. Disse tratar-se de um desabafo, em razão das críticas frequentes de que vereadores não fazem nada, reafirmando que todos estão dando o seu melhor, independentemente de serem da situação ou da oposição. Destacou que há uma oposição tranquila, que entendeu que as coisas não acontecem de um dia para o outro. Comentou que muitas críticas atuais decorrem de problemas antigos, citando dificuldades no pronto-socorro, falta de ambulâncias e o crescimento excessivo da cidade, enquanto a estrutura da saúde permaneceu a mesma, aumentando a demanda. Ressaltou que o Prefeito Maurício está trabalhando nessas questões e manifestou a expectativa de que o próximo ano represente uma nova era. Por fim, afirmou ter apenas a agradecer a Deus, desejou um ótimo Natal e um próspero Ano Novo, manifestando o desejo de que os comerciantes e ambulantes tenham uma boa temporada, destacando que o ano foi árduo e marcado por muitas chuvas. Pediu a Deus que o próximo ano seja diferente, com sabedoria para continuar conduzindo a parceria com o presidente, com a Mesa Diretora e com todos os vereadores, ressaltando que cada um, entre erros e acertos, tentou fazer o melhor pela cidade. Finalizou afirmando que acredita na união de forças e que o próximo ano será diferente e próspero, com ganhos para a cidade se todos permanecerem unidos. --------------------------------------------------------------------------
JULIANO DA ROSA DE PAULA: Complementou sua fala, informando que, ao fazer os agradecimentos anteriores, acabou esquecendo de agradecer à sua família. Afirmou que, muitas vezes, a preocupação em elogiar outras pessoas faz com que se esqueça de reconhecer quem está ao lado, ressaltando que, sem a família, perde-se até o sentido das coisas. Disse, conforme mencionado pelo Vereador Rato, que não é fácil estar naquela cadeira de vereador e enfrentar tudo o que se enfrenta ao se tornar uma pessoa pública, destacando que, por vezes, não é simples superar algumas ofensas que chegam, sendo necessário ter discernimento para compreender e seguir em frente. Afirmou que a fala do vereador foi muito correta. Na sequência, agradeceu, naquele minuto, a uma pessoa e a um grupo que o ajudaram muito ao longo do ano, mencionando todo o pessoal do gabinete da Deputada Marli Paulino, bem como o pessoal do gabinete do Secretário de Administração e Previdência, Luizão Goulart, ex-deputado federal, informando que, por meio deles, o município de Guaratuba receberá o valor de R$ 650.000,00 em equipamentos que irão auxiliar o município no próximo ano. Por fim, agradeceu o apoio recebido e agradeceu a todos. -----------------------------------------------------------------
ENCERRAMENTO – Nada mais havendo a ser deliberado, o Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a Sessão, marcando a próxima Sessão Ordinária para o dia 02 de fevereiro de 2026, às 18h00min (dezoito) horas. Deu os presentes por convocados e os ausentes, convocam-se. Para constar, eu (Marcilaine Santana – Auxiliar de Expediente) redigi e digitei.__________Diego Pires (Diretor Legislativo) bem e fielmente conferi a presente Ata. ---------------------------------------------------------------------------------------
RICARDO BORBA
Presidente
CÁTIA REGINA SILVANO
1º Secretária