Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

Câmara recebe projeto de novo trapiche

Um projeto para construção de um trapiche no enrocamento instalado na baía de Guaratuba na altura da avenida Sete de Setembro foi um dos principais assuntos da sessão da Câmara desta segunda-feira (18).

O assunto veio novamente à baila em virtude de um pedido feito no dia 4 pelo vereador Mauricio Lense à Secretaria de Turismo e Cultura. Nesta segunda, o líder do Executivo na Câmara, Laudi Carlos de Santi “Tato”, e o presidente Mordecai Magalhães de Oliveira apresentaram um projeto da obra elaborado em abril de 2013 na gestão do ex-secretário Vandir Esmaniotto e da ex-diretora Nilsa Borges, hoje secretária do Bem Estar e Promoção Social.

Tato e Oliveira sugeriram que todos os vereadores busquem apoio dos deputados e candidatos a deputado para conseguirem verbas para a obra. O vereador Raul Chaves voltou a destacar que o enrocamento foi construído pelo Iate Clube de Guaratuba, com autorização do município e da União. Sua função, explicou o vereador, é reduzir a força da maré e evitar a erosão na marina do clube.

Médicos – O líder da prefeita também apresentou explicações do secretário de Saúde, Alex Antum, sobre o programa Mais Médicos na área rural, em virtude de cobrança feita pela vereadora Ana Maria Correia na sessão anterior. De acordo com o líder, não é verdadeira a informação chegada à vereadora de que o médico destinado à região não está comparecendo e que em apenas em uma semana houve atrasos devido a problema no transporte. Segundo Tato, o médico Ulisses Rafael atende todos os dias as comunidades rurais em uma escala dividida em quatro setores: Cubatão, Limeira, Pedra Branca de Araraquara e Descoberto. O líder também respondeu ao questionamento feito na mesma sessão por Maurício Lense sobre o comentário que ouviu de que seria suspensa o atendimento de obstetrícia no Hospital Municipal. Tato disse que o secretário assegurou que o médico obstetra Paulo Poli atende e continuará atendendo nos finais de semana.

Secretários – Durante a Palavra Livre, diversos vereadores comentaram a atuação dos secretários municipais, elogiando as atuações de Nilsa Borges, Alex Antum, e Regina Torres (Educação). O vereador Almir Troyner afirmou que a prefeita Evani Justus oferece condições para todos os secretários trabalharem e cobra resultados. Troyner elogiou o desempenho de todos os secretários. O vereador ainda solicitou que fosse enviada um ofício de congratulações pelo trabalho desenvolvido pela equipe de papiloscopistas do Instituto de identificação da Polícia Civil em Guaratuba. Troyner citou os primeiros nomes das funcionárias: Milene, Márcia e Cátia. O trabalho dos organizadores da Festa do Cubatão e a solenidade de hasteamento à bandeira organizada pelo secretário da Junta Militar em Guaratuba, Claudecir Caldeira “Ratinho”, também receberam elogios.

Uma nova visita à Secretaria de Segurança para cobrar reforço no policiamento também foi tratada por diversos vereadores. Sem citar nomes, Fábio Chaves e Raul Chaves reclamaram do tratamento que vêm recebendo da Rádio Alternativa. 

Raul Chaves também pediu apoio aos demais vereadores para a recuperação do trapiche flutuante de Caieiras. Segundo um pescador informou a ele, os reparos são urgentes e necessitam de poucos recursos para compra de cimento e madeiras: “2 ou 3 mil reais”, calculou Chaves.

Proposições – No início da sessão, foram aprovadas diversas proposições pedindo obras e serviços da prefeitura: patrolamento e ensaibramento de ruas, reparo em bloquetes, iluminação pública e ronda de segurança nas proximidades de colégios.

Notícias

Câmara vota pareceres e Título de Cidadã ...

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (16), os vereadores votaram os pareceres das comissões de Constituição, Justiça e Redação e Finanças e ...

Sessão tem votação de projetos e moção de ...

 Na Sessão Plenária desta segunda-feira (08), foram apreciados nos expedientes recebidos: