Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

×

Erro

[SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but lolo_cornelsen is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.

Ayrton Lolo Cornelsen recebe título de cidadão honorário de Guaratuba

Ayrton João Cornelsen recebeu, na última quinta-feira (3), na Câmara de Vereadores, o título de cidadão honorário de Guaratuba.

Aos 91 anos, o engenheiro e arquiteto Lolo Cornelsen é uma personalidade de renome internacional. Entre suas obras mais conhecidas estão a construção dos estádios Couto Pereira, Pinheirão e Mineirão. Foi responsável pela construção dos autódromos de Jacarepaguá (Rio de Janeiro) e de Estoril (Portugal). Foi o inventor da caixa de brita usada nos autódromos e do elevador panorâmico, apesar de não ter patenteado suas invenções. Ajudou o projetista francês Alfred Agache a realizar seu plano urbano para Curitiba. Foi diretor de Obras entre 1958 e 1961, no governo de Moyses Lupion.

É autor de diversos estudos para o Litoral do Paraná, inclusive o polêmico projeto do Complexo Turístico de Classe Internacional na Ilha do Mel. Em Guaratuba, seu nome é sempre lembrado como um dos criadores da travessia da baía por ferryboat. Tem diversos projetos turísticos para a cidade. Alguns deles foram projetados no telão da Câmara durante a solenidade.


Cidadão de Guaratuba

A homenagem foi proposta pelo vereador Artur Santos, aprovada por unanimidade na Câmara e sancionada pela prefeita Evani Justus. A entrega do título ainda contou com a presença do presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira, e dos vereadores Maria Batista, Catia Regina Silvano, Almir Troyner, Juarez Serafim Temóteo e Raul Chaves. Também compareceram familiares do homenageado, o subtenente Gerson da Polícia Rodoviária Estadual; o coordenador de Operações da Ecoparaná, Edson Camargo; o diretor de Marketing da Paraná Turismo, Rodrigo Swinka; o diretor da 99ª Ciretran, Tristão Miranda; além do deputado estadual Ney Leprevost, que destacou a ousadia, a criatividade e coragem de inovar, “que devem servir de espelho para todas as pessoas públicas”.

A prefeita Evani e o secretário de Finanças e Planejamento Gil Justus enviaram uma mensagem que foi lida na solenidade. O casal pediu desculpas pela ausência em virtude de compromisso agendado anteriormente e agradeceu ao trabalho que o amigo prestou e “certamente prestará a nossa amada Guaratuba”. A prefeita também afirmou que foi uma grande honra assinar a lei que concedeu o título de cidadão honorário.

Muito emocionado e lúcido, Lolo Cornelsen, mostrou que mantém a ousadia e a criatividade que marcaram sua carreira. Em breve discurso, salientou a emoção e o amor como qualidades mais destacadas de um realizador. Mais de uma vez enxugou lágrimas que corriam no seu rosto.

O vídeo da solenidade está disponível no site da Câmara e no Youtube
http://www.camaraguaratuba.pr.gov.br/noticias/2266-entrega-do-t%C3%ADtulo-de-cidad%C3%A3o-honor%C3%A1rio-ao-sr-ayrton-jo%C3%A3o-cornelsen.html
https://www.youtube.com/watch?v=8j5RTfuysW0#t=1608

{gallery}lolo_cornelsen{/gallery}

Notícias

Câmara vota pareceres e Título de Cidadã ...

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (16), os vereadores votaram os pareceres das comissões de Constituição, Justiça e Redação e Finanças e ...

Sessão tem votação de projetos e moção de ...

 Na Sessão Plenária desta segunda-feira (08), foram apreciados nos expedientes recebidos: