Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

×

Erro

[SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but cmg-16-09-2013 is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.

Câmara anuncia concurso público

cmg-1609-2013Os vereadores de Guaratuba concluíram nesta segunda-feira (16) o esforço concentrado para liberar a pauta antes das votações relativas ao Orçamento e à revisão da Lei Orgânica do Município.

Foram aprovados cinco projetos de lei: PL 525 (Mordecai de Oliveira), que limita a concessão de títulos de cidadão honorário e benemérito; PL 532 (Almir Troyner), que proíbe queima de lixo na área urbana; PL 534 (Fábio Chaves), que denomina de Alcides Melchioretto o Espaço Cultural da rua Alexandre Correia; e dois projetos de Oliveira que denominam travessas do Jardim Estorial II de “José Marcos Casseta” (PL 536) e "Antônio Aníbal da Silva" (PL 537).

Tribuna – O vereador Maurício Lense usou a Tribuna para solicitar a retirada pelo vereador Almir Troyner do projeto de lei que trata da afixação de informações sobre segurança nos estabelecimentos comerciais.

Curso sobre Orçamento – As discussões sobre os projetos que tratam do Plano Plurianual (PPA) para Guaratuba de 2014 a 2017 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014 foi o tema de fundo do segundo pronunciamento da sessão. O vereador Sergio Braga falou da importância de a Câmara analisar cuidadosamente os dois projetos pelo reflexo que eles terão no futuro da cidade. Braga informou que o Orçamento Público foi o principal conteúdo de um curso para legisladores do qual participou junto com outros vereadores, na semana passada, em Foz do Iguaçu. Sem citar nomes, o vereador criticou a cobertura que uma rádio local fez do assunto e as fofocas que visam prejudicar a imagem dos vereadores e da Câmara. “As portas desta Casa estão abertas à imprensa e a qualquer pessoa que queira informações sobre qualquer assunto, inclusive sobre os gastos”, disse. “Não se justifica afirmar qualquer coisa sem procurar nos ouvir”, afirmou.

Sergio Braga, que também é presidente da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara, afirmou que os assuntos também foram tratados no curso.  Diversos vereadores pediram apartes e reforçaram o pronunciamento.

Concurso da Câmara – O terceiro orador do dia foi o presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira, que informou que está em conversação com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para realizar concurso público ainda neste ano.

A Câmara pretende contratar 18 funcionários efetivos.  Oliveira explicou que o concurso público faz parte do acordo com o Ministério Público feito no início deste ano. O objetivo é realizar o concurso com instituição respeitada e com o menor custo possível para a Câmara.

Ampliação do Joaquim Mafra – Oliveira também falou do Projeto de Lei nº 1.327, da prefeita Evani Justus, que deu entrada na sessão. O projeto autoriza a doação ao Estado de 16 lotes ocupados pelo Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra. A doação é necessária para o governo realizar obras de ampliação do colégio.

Hishida e Carlos Carvalho – Oliveira também elogiou a prefeita pela nomeação do engenheiro Roberto Hishida para a nova Secretaria de Obras e destacou a importância das novas funções do secretário Carlos Carvalho, que permanecerá na Secretaria de Governo e Urbanismo com a missão de conquistar mais recursos e implantar de novos projetos para Guaratuba.

Reuniões com a prefeita – As reuniões das segundas-feiras com a prefeita Evani Justus também foram tratadas na sessão. Além de possibilitarem troca de opiniões sobre projetos do Executivo enviados à Câmara, com apenas dois encontros já houve conquistas, como os compromissos da prefeita em reduzir as taxas para ambulantes trabalharem na temporada e a notícia de que a taxa de embarque para os ônibus metropolitanos na Rodoviária será extinta com a criação de um condomínio de empresas para administrar o espaço.

Ao final da sessão, o vereador Fabio Chaves fez um desabafo a respeito de fofocas que surgem com a intenção de prejudicá-lo.

{gallery}cmg-16-09-2013{/gallery}

Notícias

Câmara vota pareceres e Título de Cidadã ...

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (16), os vereadores votaram os pareceres das comissões de Constituição, Justiça e Redação e Finanças e ...

Sessão tem votação de projetos e moção de ...

 Na Sessão Plenária desta segunda-feira (08), foram apreciados nos expedientes recebidos: