Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

×

Erro

[SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but cmg-26-08-2013 is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.

Prefeitura pede urgência em dois projetos. Vereadores reclamam de tratamento em evento.

itamar-26082013Dois projetos da prefeita Evani Justus entraram em regime de urgência na Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira (26). Vereadores reclamam de tratamento dado ao Legislativo em evento da Secretaria de Bem Estar e Promoção Social.

A sessão começou com um minuto de silêncio em memória de Antônio Araújo “Tonico”, guaratubano que faleceu na sexta-feira (23).

Regime de urgência

Os dois projetos do Executivo em regime de urgência remanejam recursos no Orçamento de 2013 e alteram pontos da estrutura funcional do município. O remanejamento atende a necessidade de previsão orçamentária para despesas da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Segurança Pública e para o Fundo Municipal de Segurança, criados em janeiro deste ano. Também visa atender gastos da folha de pagamento da Secretaria de Educação, despesas da dívida interna e da coleta seletiva.

As alterações no quadro funcional é para criar cargos de “Profissional de Educação Física de Nível Médio” que vai atuar nas escolinhas de futebol, futsal, basquete, handebol e vôlei. Também cria o cargo de “Pedagogo Social”. A irgência é para incluir o cargo no concurso público que será realizado neste ano.

Propostas da Câmara

Deram entrada na sessão mais dois projetos de lei: Proibição de queimadas de lixo na área urbana (PL 532 – Almir Troyner),  alteração na lei que trata do refinanciamento de dívidas não tributárias  (PL 533 – Sérgio Braga) e denominação de Orestes Melchioreto a Espaço Cultural da rua Alexandre Correira (PL 534 – Fábio Chaves).

No início da sessão, foram aprovadas 16 proposições dos vereadores solicitando instalação de câmeras de segurança, pavimentação e melhorias em ruas, conserto de calçadas, colocação de redutores de velocidade em ruas e sinalização.

Foi aprovado parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação ao Projeto de Lei nº 530, que institui a data de 21 de junho como Dia Municipal do Skate, de autoria do vereador Almir Troyner. O projeto poderá entrar na Ordem do Dia da próxima sessão, 2 de setembro.

Também foi aprovada uma moção de aplauso proposta por Almir Troyner à empresária Angela Sudoski por suas ações sociais.

Vereadores cobram respeito

O vice-presidente da Câmara, Itamar Junior, ocupou a tribuna para reclamar do tratamento dado ao Legislativo na inauguração da Casa da Criança e do Adolescente na Unidade Social Marcílio Dias, realizada na sexta-feira (23). Antes do pronunciamento, o presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira, explicou que o vice-presidente foi como representante da Casa. Itamar reclamou que a presença dos vereadores sequer foi citada no evento comandado pela secretária de Bem Estar e Promoção Social, Nilsa Borges.

Itamar cobrou respeito aos vereadores e ao Legislativo. Os vereadores Catia Regina Silvano, Juarez Temóteo, Laudi Carlos de Santi “Tato”, Raul Chaves, Fabio Chaves, Mauricio Lense, Sergio Braga e Maria Batista apoiaram e reforçaram a reclamação do vice-presidente.

Taxa de embarque – Ao final da sessão, na Palavra Livre, o vereador Raul Chaves reclamou do valor da taxa de R$ 3,10 no Terminal Rodoviário cobrada pelo embarque no ônibus metropolitano da Viação Graciosa.

Guaraprev – O vereador Sergio Braga lembrou que o Guarapreve está convocados todos os aposentados e pensionistas a fazerem o recadastramento para não terem os benefícios suspensos.


Assista a íntegra da sessão aqui no site camaraguaratuba.pr.gov.br/tv

{gallery}cmg-26-08-2013{/gallery}

Notícias

Câmara vota pareceres e Título de Cidadã ...

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (16), os vereadores votaram os pareceres das comissões de Constituição, Justiça e Redação e Finanças e ...

Sessão tem votação de projetos e moção de ...

 Na Sessão Plenária desta segunda-feira (08), foram apreciados nos expedientes recebidos: